
A Microsoft acaba de disponibilizar duas novas atualizações para os utilizadores do Windows 11 inscritos nos canais Beta e Dev, trazendo funcionalidades que prometem otimizar a colaboração e corrigir uma série de falhas no sistema operativo. As novidades chegam com as builds 26120.5733 (Beta) e 26200.5733 (Dev) que, apesar das diferentes numerações, partilham o mesmo conjunto de melhorias.
A grande novidade, anunciada no Windows Insider Blog, centra-se no Explorador de Ficheiros e visa tornar a colaboração em documentos mais fluida e intuitiva, especialmente para quem utiliza o OneDrive em ambientes profissionais ou académicos.
Colaboração mais fácil no Explorador de Ficheiros
A principal funcionalidade introduzida permite agora visualizar menções diretamente na coluna "Atividade" das secções "Início" e "Recomendado" do Explorador de Ficheiros. Esta funcionalidade aplica-se a ficheiros armazenados na nuvem através do OneDrive.
Quando um utilizador for mencionado num documento, essa informação ficará visível. Ao passar o rato sobre o nome da pessoa que fez a menção, será exibido um "Live Persona Card" com os detalhes de contacto desse utilizador. De momento, esta melhoria está a ser implementada de forma faseada para utilizadores com contas empresariais ou de estudante.
Pequenos ajustes e correções importantes
Além da novidade no Explorador de Ficheiros, a Microsoft aproveitou para fazer alguns ajustes de organização e corrigir falhas que afetavam a experiência de utilização do Windows 11.
Uma das alterações notadas foi a remoção da opção "Gerir ou limpar o seu histórico de pesquisa do Bing" do menu em Definições > Privacidade e segurança > Pesquisa no Histórico de pesquisa. A opção não foi eliminada, tendo sido simplesmente movida para a ligação "Recursos de privacidade" na mesma página.
Adicionalmente, esta atualização traz correções de estabilidade para componentes essenciais como o Menu Iniciar, a Barra de Tarefas, os widgets no ecrã de bloqueio e os gestos do touchpad.
Atenção: problemas conhecidos e uma falha na instalação
Como é comum em versões de teste, a Microsoft alerta para a existência de alguns problemas conhecidos. O mais crítico é um erro com o código 0x80070005 que pode ocorrer durante a instalação, fazendo com que o processo falhe e reverta para a versão anterior. Caso se depare com esta falha, a recomendação é ir a Definições > Sistema > Recuperação e usar a opção "Corrigir problemas utilizando o Windows Update".
Outros bugs identificados nesta build incluem:
Apresentação incorreta de categorias no Menu Iniciar.
Cor errada para unidades com pouco espaço em disco no Explorador de Ficheiros.
Atrasos na utilização de ações de texto inteligentes em PCs Copilot+.
Falhas na tradução de legendas em tempo real nos PCs Copilot+.
Problemas ao utilizar comandos da Xbox através de Bluetooth.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!