
A mais recente atualização de segurança para o Windows 11, referente a agosto de 2025, está a causar problemas significativos em ambientes empresariais. Administradores de TI de várias empresas reportam que a instalação da atualização falha, um problema que a Microsoft já reconheceu e para o qual está a implementar uma solução.
O problema que afeta as redes empresariais
O alvo das queixas é a atualização cumulativa KB5063878 para o Windows 11, versão 24H2. O erro ocorre especificamente quando a distribuição é feita através dos Windows Server Update Services (WSUS), a ferramenta utilizada pela maioria das empresas para gerir e agendar a implementação de atualizações nas suas redes.
Quando tentam instalar o patch, os administradores de sistemas deparam-se com o código de erro 0x80240069. Os registos de eventos do Windows nos computadores afetados mostram mensagens de que o serviço de atualização (wuauserv) terminou de forma inesperada. A Microsoft esclarece que este problema não afeta utilizadores domésticos, que recebem as atualizações diretamente dos servidores da empresa.
Microsoft já está a distribuir a correção
A gigante de Redmond agiu rapidamente e, um dia após os primeiros relatos, confirmou a situação. Numa nota na sua página oficial de estado de lançamentos do Windows, a Microsoft explicou que "a atualização de segurança de 12 de agosto de 2025 [...] pode falhar a instalação com o código de erro 0x80240069 quando instalada via WSUS".
A solução está a ser distribuída automaticamente através do sistema Known Issue Rollback (KIR), que permite à Microsoft reverter correções problemáticas em equipamentos geridos por empresas. Para que a correção seja aplicada, os administradores de TI devem instalar uma política de grupo específica (Group Policy) do KIR nos dispositivos afetados e reiniciá-los.
Como alternativa, para quem preferir aguardar por uma futura atualização que integre a correção de forma definitiva, a Microsoft sugere a instalação manual do update KB5063878, descarregando-o a partir do Catálogo do Microsoft Update.
Uma história que se repete
Esta não é a primeira vez que os administradores de sistemas enfrentam este tipo de desafio. Em abril deste ano, uma situação idêntica afetou a distribuição de atualizações para as versões 22H2 e 23H2 do Windows 11, com os mesmos erros a serem reportados. Na altura, a Microsoft também resolveu o problema recorrendo ao sistema KIR, tal como acontece agora.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!