
O novo Xiaomi YU7 está a provar ser um fenómeno de vendas. O SUV elétrico, apresentado recentemente, acumulou a impressionante marca de 240 mil encomendas em apenas 18 horas na China, o seu mercado de lançamento. Para colocar o número em perspetiva, este valor supera as vendas totais da Tesla no mercado chinês durante um período de seis meses.
A procura pelo novo modelo tem sido de tal forma avassaladora que a capacidade de produção da marca não está a conseguir dar resposta, levando a longos períodos de espera e a uma situação invulgar.
Um sucesso que se tornou um problema
Este sucesso estrondoso trouxe consigo um desafio inesperado: a capacidade de produção não consegue acompanhar a procura. De acordo com a aplicação oficial da Xiaomi, o tempo de espera para receber o YU7 já atinge as 60 semanas, o equivalente a mais de um ano, um prazo mais associado a supercarros exclusivos.
Esta longa espera está a gerar frustração entre os consumidores, ao ponto de o YU7 já figurar entre os 20 modelos com mais reclamações em várias plataformas chinesas, precisamente devido aos prazos de entrega excessivos.
A solução invulgar do CEO: compre na concorrência
Perante este cenário, Lei Jun, o CEO da Xiaomi, tomou uma atitude pouco convencional. Numa tentativa de gerir as expectativas dos clientes mais apressados, aconselhou-os publicamente a considerar as ofertas dos seus principais rivais.
"Se precisa de comprar um carro rapidamente, outros veículos produzidos na China são muito bons", afirmou Lei Jun, sugerindo modelos como o XPeng G7, o Li Auto i8 e até mesmo o principal concorrente, o Tesla Model Y.
O que torna o Xiaomi YU7 tão apetecível?
O apelo do Xiaomi YU7 assenta numa combinação de fatores que o tornam altamente competitivo. Herdando o design bem-sucedido da berlina SU7, o YU7 adapta-o ao popular formato SUV, oferecendo mais espaço e versatilidade. Os seus principais argumentos contra o rival direto, o Tesla Model Y, são um preço de entrada mais baixo, a rondar os 30 mil euros na China, e uma autonomia superior.
De momento, o Xiaomi YU7 está disponível exclusivamente no mercado chinês. Embora a expansão para a Europa não esteja fora de questão, a prioridade da marca é, compreensivelmente, conseguir satisfazer a enorme procura interna antes de avançar para novos mercados.










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