
Já alguma vez encontrou um vídeo no YouTube com a solução para o seu problema ou um tutorial fascinante, apenas para descobrir que estava num idioma que não compreende? O YouTube anunciou que está a lançar globalmente uma nova funcionalidade de áudio em vários idiomas, que promete derrubar as barreiras linguísticas na plataforma.
Como funciona a dobragem no YouTube?
A premissa é simples: os criadores de conteúdo podem agora adicionar múltiplas faixas de áudio com dobragens nos seus vídeos. Isto permite que um público global assista aos conteúdos na sua língua nativa, aumentando drasticamente o alcance de cada vídeo. “Agora, quando um criador do YouTube nos EUA lança um novo vídeo, em poucos momentos um fã na Coreia, um no Brasil e um na Índia podem assisti-lo na sua língua nativa”, explicou o YouTube no seu comunicado oficial.
Para os utilizadores, o processo é muito intuitivo. Ao abrir um vídeo que possua esta opção, basta clicar no ícone de definições (a roda dentada) no leitor de vídeo e procurar a opção “Faixa de áudio”. Aí, encontrará uma lista com todos os idiomas disponíveis para esse conteúdo.
Uma ferramenta poderosa para criadores
Embora a funcionalidade de múltiplas faixas de áudio não seja uma novidade no mundo do streaming — gigantes como a Netflix e a Prime Video já a utilizam há anos — a sua implementação no YouTube representa um passo gigante para a democratização de conteúdo. A plataforma tem vindo a testar esta ferramenta com um grupo restrito de criadores desde o início de 2023, incluindo nomes de peso como MrBeast e Jamie Oliver.

Os resultados iniciais são promissores. O YouTube revelou que os criadores que utilizaram a ferramenta viram mais de 25% do tempo de visualização dos seus vídeos a vir de idiomas não primários. Mark Rober, um popular YouTuber e antigo engenheiro da NASA que fez parte do programa piloto, chegou a ter uma média de 30 idiomas diferentes por vídeo.
Para complementar esta novidade, a plataforma está também a testar a possibilidade de os criadores adicionarem miniaturas localizadas, que mudam de acordo com o idioma selecionado pelo utilizador, tornando a experiência ainda mais personalizada e apelativa a nível global.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!