
A integração de produtos e serviços empresariais no ecossistema Microsoft 365 tornou-se um fator decisivo para o seu sucesso global. A pensar nisso, a Anthropic anunciou uma nova integração que permite ao seu assistente de inteligência artificial, Claude, aceder e analisar informações diretamente de documentos, emails e calendários do Microsoft 365.
Esta novidade promete aumentar a produtividade, permitindo que o Claude utilize o contexto das ferramentas de trabalho diárias dos utilizadores para fornecer respostas mais úteis e informadas.
Uma integração profunda com o ecossistema da Microsoft
Para começar a usar esta funcionalidade, os utilizadores precisam de conectar o Claude ao Microsoft 365 através do conector MCP. De momento, a integração abrange os seguintes serviços:
Microsoft SharePoint e OneDrive: Permite pesquisar e analisar documentos em sites e bibliotecas, desde especificações de projetos a planos estratégicos, sem a necessidade de carregar manualmente os ficheiros para o Claude.
Microsoft Outlook: Oferece a capacidade de aceder a conversas de email, analisar padrões de comunicação e extrair informações valiosas para perceber o estado de um projeto, o feedback de um cliente ou o alinhamento de uma equipa.
Microsoft Teams: Possibilita a pesquisa em conversas de chat, discussões em canais e resumos de reuniões para encontrar decisões importantes, acompanhar atualizações de projetos e compreender os tópicos discutidos pela equipa.
Pesquisa centralizada para toda a empresa
A Anthropic anunciou também uma nova forma de os utilizadores empresariais encontrarem informação da empresa através de um projeto partilhado com o nome da sua organização. Este projeto inclui prompts pré-definidos que ajudam o Claude a pesquisar em todas as ferramentas da empresa, com passos simples para conectar as principais aplicações de trabalho.
Quando um utilizador faz uma pergunta ao Claude, este pode pesquisar em todos os dados empresariais conectados num único local, fornecendo respostas baseadas no conhecimento partilhado da organização. Por exemplo, um funcionário pode perguntar sobre a política de trabalho remoto e obter uma resposta completa, baseada em ficheiros de RH no SharePoint, emails no Outlook e diretrizes de equipa de várias fontes.
O novo conector MCP do Microsoft 365 já está disponível para todos os clientes dos planos Claude Team e Enterprise. No caso dos clientes Enterprise, os administradores terão de ativar primeiro o conector para que os utilizadores individuais possam começar a usar a integração. A nova funcionalidade de pesquisa empresarial também está ativa para todas as organizações com planos Team e Enterprise, sendo que as equipas de administração devem personalizar o projeto e selecionar as fontes de dados antes da sua utilização.
Este movimento da Anthropic segue uma tendência do mercado, visto que em junho, a OpenAI anunciou que o ChatGPT também se conectaria a mais serviços externos para obter contexto em tempo real e fornecer respostas mais úteis.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!