
A Adobe aproveitou o seu evento Adobe Max 2025 para anunciar uma vaga de novidades focadas em Inteligência Artificial para as suas aplicações Creative Cloud. Entre as várias melhorias para o Photoshop, Premiere Pro e Lightroom, a estrela foi o novo Assistente de IA para o Photoshop, uma ferramenta que promete automatizar tarefas repetitivas e oferecer recomendações através de uma simples conversa.
Um assistente pessoal dentro do Photoshop
A grande novidade para o Photoshop e para o Express (a ferramenta tudo-em-um de design e vídeo da Adobe) é o Assistente de IA. Este permite que os utilizadores conversem com a aplicação para executar uma série de tarefas criativas, como correção de cor ou redimensionamento de imagens.
Numa demonstração, a Adobe mostrou como o modo "agente" do Photoshop simplifica a complexa interface do programa, apresentando apenas uma caixa de texto. O utilizador pode escrever o que pretende fazer, e o assistente executa os passos automaticamente. Depois, é possível regressar à interface completa para fazer ajustes finos, como alterar o brilho ou os níveis de contraste, usando os controlos manuais. A ferramenta pode ainda fornecer recomendações personalizadas e tutoriais para realizar tarefas mais complexas, representando uma potencial poupança de tempo e um aumento de controlo para os criadores.

Mais IA no Photoshop, Premiere e Lightroom
Para além do assistente, o Photoshop recebeu outras ferramentas de IA notáveis. Uma delas é a integração de modelos de parceiros para o preenchimento generativo, que permite remover objetos indesejados e preencher o espaço de forma realista. Entre os novos modelos contam-se o Gemini 2.5 f!ash da Google, o FLUX.1 Kontext da Black Forest Labs e o mais recente modelo da Adobe, o Firefly Image Model 5.
Outras novidades incluem:
Generative Upscale: Utilizando a IA da Topaz Labs, esta função consegue aumentar a resolução de imagens pequenas ou recortadas para 4K, adicionando "detalhes realistas".
Harmonize: Uma ferramenta que facilita a composição de imagens, permitindo inserir objetos ou pessoas em diferentes cenários de forma realista ao ajustar automaticamente a luz, cor e tom para corresponderem ao fundo.
AI Object Mask (Premiere Pro): Identifica e isola automaticamente pessoas e objetos em vídeo, eliminando a necessidade de rotoscopia manual para edição e seguimento.
Assisted Culling (Lightroom): Ajuda os fotógrafos a identificar rapidamente as melhores imagens numa grande coleção, com a capacidade de filtrar por nível de foco, ângulos e nitidez.
Disponibilidade
As funcionalidades de Preenchimento Generativo com Modelos de Parceiros, Generative Upscale e Harmonize no Photoshop já estão disponíveis para os clientes a partir de hoje. As novas ferramentas do Premiere Pro (AI Object Mask, máscaras de retângulo, elipse e caneta) e o Assisted Culling do Lightroom foram lançadas hoje em versão beta. Já o Assistente de IA do Photoshop estará disponível através de uma lista de espera para uma beta privada.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!