
O futuro das compras online pode estar prestes a dar um passo de gigante. A PayPal e a OpenAI anunciaram uma parceria que permitirá aos utilizadores comprar produtos diretamente dentro de uma conversa no ChatGPT, já a partir do próximo ano. Esta colaboração promete transformar o assistente de IA num verdadeiro personal shopper.
Como vai funcionar o comércio com IA?
A base desta nova funcionalidade é o Protocolo de Comércio Agente (ACP), um padrão de código aberto desenvolvido pela Stripe em conjunto com a OpenAI. O objetivo do ACP é criar uma linguagem universal entre compradores, os agentes de inteligência artificial e as empresas, gerindo tarefas como a coordenação do checkout e a partilha segura de informações de pagamento. O sistema foi concebido de raiz para suportar a compra de bens físicos, produtos digitais e até subscrições.
A OpenAI já tinha implementado este protocolo nos EUA no mês passado com a funcionalidade "Instant Checkout", que permite aos utilizadores comprar produtos de comerciantes em plataformas como a Etsy e a Shopify sem nunca sair da janela de chat do ChatGPT.
PayPal entra em força no ecossistema da OpenAI
Segundo a informação avançada pela PayPal num comunicado de imprensa, a empresa irá utilizar a funcionalidade "Instant Checkout" em conjunto com o ACP. Esta integração vai ligar a sua vasta rede, permitindo que "dezenas de milhões de pequenas empresas e as maiores marcas do mundo possam vender dentro do ChatGPT".
Para os consumidores, isto significa que ao fazer o checkout com PayPal, terão acesso a benefícios como a proteção ao comprador, serviços pós-compra como o seguimento de encomendas e ajuda na resolução de litígios.
Além disso, a PayPal planeia lançar o seu próprio servidor ACP, o que tornará o catálogo de produtos dos seus comerciantes detetável diretamente no ChatGPT. As categorias iniciais incluirão vestuário, moda, beleza e artigos para a casa. Uma das grandes vantagens para as empresas é que não será necessária qualquer nova integração, uma vez que a PayPal tratará de todo o encaminhamento e validação de pagamentos.
Uma aliança que vai para além das compras
A parceria não se fica pelas compras online. A PayPal vai também fornecer aos seus mais de 24.000 funcionários acesso ao ChatGPT Enterprise. Os engenheiros da empresa terão ainda acesso ao OpenAI Codex, um agente de IA focado em programação, concebido para ajudar em tarefas como escrever novo código, criar testes e corrigir bugs.











Nenhum comentário
Seja o primeiro!