1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Tesla logo

Elon Musk subiu ao palco na quinta-feira durante a reunião anual de acionistas da Tesla e, como é seu apanágio, fez uma série de promessas arrojadas. A mais surpreendente foi a de que a empresa está "quase confortável" em permitir que os proprietários com Full Self-Driving (FSD) possam "enviar SMS e conduzir".

Atualmente, os veículos da Tesla ainda monitorizam rigorosamente os condutores para garantir que mantêm os olhos na estrada. No entanto, Musk afirmou que a Tesla irá ativar o FSD não supervisionado, que permitirá o envio de mensagens, dentro de "um mês ou dois".

É de notar que o FSD da Tesla é atualmente capaz de condução autónoma de nível 2. Musk está, assim, a prometer um salto para, pelo menos, nível 4 (onde o condutor pode estar totalmente desatento) num espaço de tempo muito curto. Embora tenha mencionado que a Tesla analisará primeiro os dados de segurança, não discutiu os passos legais ou regulatórios necessários para permitir tal funcionalidade.

Cybercabs, carros voadores e robôs

Musk também abordou o Cybercab, afirmando que a produção dos robotáxis começará em abril do próximo ano (2026). Como será construído especificamente para a autonomia, não terá pedais, volante, nem espelhos retrovisores laterais. O CEO explicou que o processo de fabrico é muito diferente da produção automóvel típica, sendo mais comparável ao fabrico de telemóveis. Por isso, acredita que a empresa será capaz de produzir uma unidade a cada 10 segundos.

Quanto ao carro voador que Musk tinha mencionado no programa de Joe Rogan, a data da demonstração foi alterada. Em vez de acontecer este mês ou no próximo, Musk apontou agora para 1 de abril de 2026. Resta saber se será uma mentira de 1 de abril, mas o CEO alegou que a produção do veículo voador da Tesla começará cerca de um ano após a sua apresentação. Como sempre, é prudente encarar os prazos de Musk com alguma desconfiança.

Enquanto Musk discursava, um robô humanoide Optimus estava ao seu lado no palco. O CEO afirmou que o Optimus se tornará o "maior produto de todos os tempos", maior que os telemóveis e "maior que qualquer coisa". A Tesla planeia começar com uma linha de produção de 1 milhão de unidades, passando depois para 10 milhões, mas Musk espera que a empresa venha a produzir entre 100 milhões a 1 bilião de robôs Optimus por ano. Na sua visão, estas máquinas poderão prestar cuidados médicos e até seguir criminosos para os impedir de cometer mais crimes, em vez de os prender.

Pacote de 1 bilião de dólares aprovado

Antes da intervenção de Musk, os acionistas da Tesla votaram a favor da aprovação do seu pacote de remuneração, avaliado em até 1 bilião de dólares (mil biliões) ao longo dos próximos 10 anos.

Para que Musk se torne o primeiro "bilião" (trillionaire), a Tesla terá de atingir várias metas ambiciosas. Estas incluem alcançar um valor de mercado de 8,5 biliões de dólares (partindo do seu valor atual de 1,4 mil milhões de dólares, segundo o relatório) e conseguir vender um milhão de robôs Optimus.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech