
A OpenAI está com o pé no acelerador. Pouco tempo depois do lançamento do GPT-5 (a 7 de agosto), a empresa já prepara a próxima iteração: a família GPT-5.1. Segundo as informações mais recentes, os novos modelos estão a caminho do Azure, o que indica um lançamento público "dentro de poucas semanas".
Mas as novidades não ficam por aqui, especialmente para os programadores.
O que esperar do GPT-5.1
Seguindo a cadência habitual de lançamentos da OpenAI, que costuma ser de três a quatro meses, o GPT-5.1 não deverá ser um salto "dramático" em capacidade, mas sim uma atualização incremental focada em melhorias de desempenho e em "guardiões relacionados com saúde" (provavelmente referindo-se a mecanismos de segurança).
Esta nova família será composta por três modelos:
GPT-5.1 (base)
GPT-5.1 Reasoning (focado em raciocínio complexo)
GPT-5.1 Pro (destinado a uma nova subscrição de 200 dólares mensais)
O novo GPT-5-Codex-Mini
Para os programadores, a grande novidade é o recém-lançado GPT-5-Codex-Mini. Este modelo foca-se na eficiência de custos, sendo descrito como "quase tão bom" quanto o Codex High, mas com limites de utilização (rate limits) 50% superiores.
Numa publicação no X (antigo Twitter), a OpenAI detalhou as vantagens do novo modelo:
"O GPT-5-Codex-Mini permite aproximadamente 4x mais utilização do que o GPT-5-Codex, com um ligeiro compromisso na capacidade devido ao modelo mais compacto."
Com esta mudança, os utilizadores do ChatGPT Plus, Business e Edu recebem limites 50% mais elevados, enquanto as contas Pro e Enterprise ganham processamento prioritário. Além disso, o Codex passará a sugerir automaticamente a mudança para o modo "Mini" quando o utilizador atingir 90% do seu limite de utilização, permitindo continuar o trabalho sem interrupções.
Espera-se ainda que a chegada do GPT-5.1 possa desbloquear novos limites de desempenho para a família Codex.
A concorrência não dorme
Enquanto a OpenAI prepara as suas novidades, as rivais não estão paradas. A Google já está a testar o Gemini 3 Pro e existem também relatos de que um novo modelo Claude, da Anthropic, está em desenvolvimento.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!