
Com a época festiva à porta, a operadora de telecomunicações decidiu abordar o Natal de uma forma diferente este ano. Sob o mote "O Natal não é igual para todos. Há mil formas de o viver", a NOS lança hoje, 24 de novembro, uma campanha que pretende contrariar a ideia de que o espírito natalício está em declínio. A estratégia passa por reconhecer que, mesmo quando dizemos que "não ligamos nada ao Natal", acabamos sempre por valorizar certos momentos de conexão.
A campanha foca-se nas diversas realidades que compõem esta quadra, desde o regresso à terra natal para reencontrar a família e amigos, até às festas de empresa ou aos doces tradicionais. Segundo António Fuzeta da Ponte, Diretor de Marca e Comunicação da empresa, o objetivo não é ditar como se deve celebrar, mas sim convidar os portugueses a ligarem-se ao que mais gostam nesta altura, independentemente da forma como vivem a data.
Seis episódios em vez do anúncio tradicional
Numa rutura com o formato habitual das publicidades de Natal, que tendem a ser longas metragens carregadas de emoção e, por vezes, alguma tristeza, a marca optou por uma abordagem mais leve. A campanha será composta por seis pequenos episódios independentes, focados no humor e na boa disposição.
A intenção foi criar histórias curtas com as quais o público se possa identificar facilmente, puxando pelo lado positivo da época. João Madeira, Diretor Criativo da campanha, explica que a ideia partiu da contradição frequente entre o discurso de indiferença perante o Natal e a realidade das ações que demonstram o oposto. A narrativa visual e sonora foi desenhada para sublinhar estes momentos de uma forma memorável.
Presença digital e regional
Além da televisão e rádio, a campanha terá uma forte componente de proximidade. Os cartazes de rua (outdoors) serão personalizados de acordo com a região do país, fazendo referências diretas a tradições, eventos ou doces típicos de cada concelho, aproximando a comunicação das realidades locais.
No universo online, a estratégia inclui o lançamento de uma minissérie produzida pela SIC, que estará disponível no YouTube da operadora. O conceito mantém-se alinhado com a mensagem principal: relembrar que, no fundo, damos mais importância ao Natal do que aquela que admitimos.
O projeto foi desenvolvido pelo Grupo Havas, com produção da Krypton e estratégia de meios da Arena Media, estando a partir de agora em circulação nos vários meios de comunicação.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!