Segundo o alerta feito pela empresa de segurança Symantec, surgiram recentemente 13 novas aplicações maliciosas no Android Market, que terão sido descarregadas por mais de 5 milhões de utilizadores.
Segundo a empresa, as aplicações possuem o trojan Android.Counterclank e aliciam os utilizadores a partir de tópicos como as guerras virtuais e o conteúdo sexual. Este trojan permite a utilizadores remotos acederem a diversa informação presente no smartphone ou tablet Android.
Em declarações ao portal Computerworld, um dos responsáveis da empresa de segurança refere que estas novas aplicações detectadas são diferenciadas dos vulgares esquemas. Estas aplicações foram lançadas por três entidades diferenciadas e não pretendiam ser uma semelhança com outras aplicações existentes, algo que era recorrente em praticamente todas as aplicações maliciosas enviadas para a Android Market.
O responsável sublinha que «esta é a maior vaga de malware no Android Market». As aplicações, que já estariam disponíveis à mais de um mês, foram descarregadas e instaladas por mais de 5 milhões de utilizadores.