1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

horses valve steam

A Santa Ragione, um estúdio de desenvolvimento independente, anunciou que corre o risco de fechar portas após o seu mais recente projeto ter sido rejeitado pela Valve. O jogo, intitulado Horses, é uma experiência de terror na primeira pessoa que mistura jogabilidade com sequências em imagem real (live-action), mas o seu conteúdo controverso levou a um bloqueio na maior loja de jogos para PC do mundo.

Sem o acesso à Steam, que representa a grande maioria das vendas no mercado de PC, a equipa afirma que será praticamente impossível recuperar o investimento, colocando o futuro da empresa em causa.

O motivo da discórdia

O jogo Horses coloca o jogador na pele de um estudante universitário que passa o verão a trabalhar numa quinta. No entanto, os "cavalos" desta quinta são, na verdade, seres humanos adultos nus que usam máscaras de cavalo. O conceito, claramente destinado a um público adulto, levantou bandeiras vermelhas durante o processo de revisão da loja.

Segundo explicou a Valve à PC Gamer, o jogo foi analisado em 2023. Após a equipa de revisão ter jogado uma versão de teste, a decisão foi a de não permitir a sua distribuição na plataforma, citando as diretrizes de integração da loja. O estúdio partilhou que o motivo específico apontado pela dona da Steam foi a presença de "conteúdo que parece retratar conduta sexual envolvendo um menor".

A Santa Ragione contesta esta classificação. Num comunicado oficial e FAQ, o estúdio esclarece que todas as personagens são adultos com mais de 20 anos. A equipa suspeita que o bloqueio tenha sido motivado por uma cena específica (entretanto alterada) onde uma criança interagia com um dos "humanos-cavalos". Apesar das modificações e dos apelos feitos ao longo de dois anos, a decisão da Valve manteve-se inalterada e definitiva.

Impacto financeiro e futuro incerto

O desenvolvimento de Horses custou cerca de 100.000 dólares (aprox. 95.000 euros). O estúdio investiu fundos próprios e esperava cobrir os custos com as vendas do seu jogo anterior, Saturnalia, mas o desempenho comercial ficou aquém das expectativas. Com o bloqueio na plataforma dominante, a Santa Ragione ficou também impossibilitada de encontrar parceiros ou editoras externas, tendo recorrido a empréstimos de amigos para finalizar o projeto.

Pietro Righi Riva, cofundador do estúdio, revelou ao GamesIndustry.biz que o encerramento é o cenário mais provável. "A menos que aconteça um milagre e Horses tenha um desempenho muito bom", afirmou Riva, todo o dinheiro ganho servirá apenas para pagar as dívidas contraídas, não sobrando capital para financiar um novo jogo.

Apesar do revés, o título será lançado a 2 de dezembro noutras plataformas, incluindo a GOG, Itch.io, Humble Store e Epic Games Store. O estúdio comprometeu-se a dar suporte ao jogo durante pelo menos seis meses após o lançamento, para correção de bugs e melhorias, mas admite que esta poderá ser a sua última atividade se as vendas fora da Steam não surpreenderem.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech