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AMD FSR Redstone

A AMD cumpriu a promessa e oficializou esta semana a sua mais recente evolução nas tecnologias de upscaling: o FidelityFX Super Resolution (FSR) Redstone. Desenhada especificamente para tirar partido da nova arquitetura "RDNA 4" presente nas placas gráficas Radeon RX 9000, a tecnologia promete ganhos de desempenho que podem chegar a triplicar a taxa de fotogramas em jogos suportados.

A novidade aterra no mercado juntamente com a versão 25.12.1 do Radeon Software Adrenalin Edition, conforme detalhado nas notas de lançamento oficiais da AMD. Esta atualização marca um ponto de viragem para a empresa, focando-se fortemente na integração de renderização neural para competir no segmento de topo.

Números que impressionam: De 26 para 123 FPS

O grande destaque deste lançamento vai para a capacidade bruta de melhoria de fluidez. Segundo os dados revelados, mais de 200 jogos beneficiam imediatamente destas otimizações, com resultados práticos surpreendentes em títulos exigentes.

Dois exemplos paradigmáticos demonstram o poder do FSR Redstone. Em Cyberpunk 2077 e no recente Call of Duty: Black Ops 7, o desempenho em resolução 4K foi multiplicado por 4,7 vezes. Num cenário prático, isto traduz-se numa subida de uns "injogáveis" 26 fps para uns fluidos 123 fps. Até jogos que já apresentavam boa performance, como God of War: Ragnarok, viram os seus números disparar de 111 fps para 249 fps.

Tecnologias neurais e limitações de compatibilidade

O FSR Redstone não é apenas um simples upscaler; é um conjunto de tecnologias que recorre à IA para refinar a imagem. Entre as novidades estão:

  • FSR Redstone Upscaling: Utiliza renderização neural de baixa latência para elevar a definição da imagem.

  • FSR Redstone Frame-Generation: Cria quadros adicionais para maior suavidade visual.

  • FSR Redstone Ray Regeneration: Remove o ruído gráfico em tempo real, melhorando a nitidez sem sacrificar a visão artística original.

  • FSR Redstone Neural Caching: Melhora significativamente o Ray-Tracing, iluminando cenários e aumentando o contraste sem perder detalhes nas sombras.

No entanto, há letras pequenas a considerar. A geração de quadros por IA (Frame-Generation) estará limitada inicialmente a apenas 40 dos mais de 200 títulos suportados até ao final de 2025. Adicionalmente, o Radiance Caching — que utiliza uma rede neural para acelerar o cache de Ray-Tracing — fará a sua estreia em Warhammer 40,000: Darktide, com suporte mais alargado previsto apenas para 2026.

É também importante notar a exclusividade de hardware: o FSR Redstone foi desenhado para as GPUs RDNA 4. Os utilizadores com placas baseadas em arquiteturas anteriores, como RDNA 3.5, 3.0 e RDNA 2, não terão acesso a estas novas funcionalidades, mantendo-se no ecossistema FSR 3. A AMD indicou ainda que o Multi-Frame Gen deverá ser o próximo passo na evolução desta ferramenta.




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