
Chegou o dia que muitos defensores da privacidade temiam. A partir de hoje, 16 de dezembro de 2025, a Meta avança com a utilização de dados pessoais dos utilizadores para treinar os seus modelos de Inteligência Artificial. A medida, que tinha sido originalmente planeada para outubro de 2024, sofreu adiamentos devido à intervenção de entidades reguladoras, como a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) no Brasil, mas entra agora oficialmente em vigor.
Esta alteração na política de privacidade abrange as principais plataformas do ecossistema de Mark Zuckerberg, incluindo o Instagram, o Facebook e o Threads. Segundo a gigante tecnológica, o objetivo desta recolha massiva de informação é alimentar os seus sistemas de IA generativa e melhorar os algoritmos de recomendação de conteúdos, como publicações sugeridas e Reels.
O que a Meta sabe sobre ti?
A lista de dados que a empresa passará a utilizar para o treino dos seus modelos é extensa e abrange praticamente toda a atividade pública de um utilizador nas redes sociais da empresa. De acordo com as novas diretrizes, a Meta irá processar:
Nome e nome de utilizador;
Foto de perfil;
Avatares criados nas plataformas;
Todas as publicações, fotografias e vídeos partilhados publicamente no perfil, Stories ou Reels;
Atividade e interações em grupos públicos, páginas e canais (incluindo comentários e publicações).
É importante notar que, segundo a empresa, o foco está nos conteúdos partilhados de forma pública. No entanto, a agregação destes dados permite criar perfis comportamentais e linguísticos extremamente detalhados para o desenvolvimento de novas tecnologias de IA.
Como impedir o uso dos teus dados
Para os utilizadores que não se sentem confortáveis em ceder a sua vida digital para o treino de algoritmos, existe uma forma de contestar esta utilização. A empresa disponibilizou um formulário específico para o efeito, embora o processo exija uma ação proativa por parte do utilizador.
Para exercer o direito de oposição, deves aceder ao formulário de Oposição ao uso das suas informações para a IA na Meta.
O processo é relativamente simples: basta inserir o endereço de email associado à tua conta e clicar em "Enviar". Posteriormente, deves aguardar um email de confirmação por parte da empresa, que servirá como prova de que o pedido foi aceite e que os teus dados foram excluídos do conjunto de treino. A empresa esclarece ainda que, caso já tenhas realizado este procedimento de oposição anteriormente, não é necessário preencher o formulário novamente, uma vez que a preferência permanece registada no sistema.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!