1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Windows em fundo vermelho

As atualizações de segurança lançadas durante o "Patch Tuesday" de dezembro de 2025 trouxeram correções importantes, mas também algumas dores de cabeça inesperadas para os administradores de sistemas em ambientes empresariais. A Microsoft confirmou que as recentes atualizações estão a causar falhas no serviço Message Queuing (MSMQ), afetando aplicações empresariais e sites IIS.

O problema afeta principalmente os utilizadores com dispositivos Windows 10 22H2, Windows Server 2019 e Windows Server 2016 que instalaram as atualizações KB5071546, KB5071544 e KB5071543.

Erros enganadores e permissões alteradas

O MSMQ é um serviço opcional do Windows, frequentemente utilizado em infraestruturas empresariais para ajudar as aplicações a comunicarem através de uma rede. Quando este serviço falha devido às novas atualizações, os sintomas podem ser variados e, por vezes, enganadores.

Os administradores têm relatado filas MSMQ inativas e aplicações incapazes de escrever dados nas filas. Em alguns casos, sites baseados em IIS (Internet Information Services) falham com erros de "recursos insuficientes". Mais curioso ainda é o facto de alguns sistemas apresentarem mensagens de erro a indicar "espaço em disco ou memória insuficientes", mesmo quando a máquina dispõe de recursos de sobra.

A gigante tecnológica explicou que a raiz do problema reside em alterações efetuadas ao modelo de segurança do MSMQ. Estas modificações alteraram as permissões numa pasta crítica do sistema (localizada em C:\Windows\System32\MSMQ\storage). Com a atualização, os utilizadores do MSMQ passaram a necessitar de acesso de escrita a esta diretoria, algo que, por norma, está restrito apenas aos administradores.

Contacto com o suporte é a única via atual

A empresa esclareceu que é muito pouco provável que os utilizadores domésticos com edições Windows Home ou Pro em dispositivos pessoais encontrem este erro, uma vez que afeta primariamente ambientes de TI geridos.

Embora a Microsoft esteja a investigar ativamente o problema para desenvolver uma correção definitiva, ainda não existe um calendário público para o lançamento de um novo patch ou confirmação de uma atualização de emergência.

Para já, a solução passa por um método alternativo (workaround) que não foi disponibilizado publicamente de forma automática. A empresa aconselha os clientes empresariais afetados a contactarem diretamente o Suporte da Microsoft para Negócios para obterem instruções sobre como mitigar temporariamente este erro nos seus ambientes, conforme detalhado no painel de estado do Windows Release Health.

Entretanto, os administradores de sistemas que enfrentam paragens críticas devido a esta falha no Message Queuing poderão ter de considerar a reversão das atualizações de dezembro até que uma solução permanente seja implementada.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech