
Se andava à espera de um portátil super acessível da Apple equipado com o processador mais recente do mercado, talvez seja melhor moderar o entusiasmo. Embora vários rumores apontem para o lançamento de um MacBook económico em 2026, as informações mais recentes sugerem que o "motor" escolhido pode ser um velho conhecido: o chip A15 Bionic.
Um chip do passado num portátil de 2026
A descoberta foi feita através de um kit de depuração do kernel do iOS 26, utilizado para testes internos na gigante de Cupertino. Segundo as informações partilhadas pelo site MacRumors, este novo modelo é identificado internamente pelo codinome J267 e surge nas linhas de código como "mac14p", utilizando a plataforma "H14P".
Esta designação refere-se a uma variante modificada do A15 Bionic, o mesmo processador que equipa a linha iPhone 13. Caso a empresa decida avançar com esta configuração, o novo computador terá um desempenho significativamente inferior ao do atual chip A18 Pro, o que pode afastar quem procura uma máquina para tarefas mais pesadas, mas será uma opção interessante para quem privilegia o preço.
O que esperar do novo MacBook económico
As pistas encontradas indicam que a marca também andou a testar uma versão deste Mac com o processador A18 Pro. No entanto, por questões de posicionamento de mercado e custos de produção, espera-se que o modelo verdadeiramente acessível mantenha o hardware mais antigo para garantir um preço competitivo.
Quanto ao resto das especificações, este modelo deverá apresentar um ecrã de 12,9 polegadas e um design muito próximo do atual MacBook Air de 13 polegadas. Para garantir que o dispositivo não fica atrás nas novas tecnologias de software, a empresa deverá incluir memória RAM suficiente para suportar as funcionalidades do Apple Intelligence.
A apresentação oficial deste novo MacBook deverá acontecer durante o primeiro trimestre de 2026, altura em que todos os detalhes e o preço final serão finalmente revelados.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!