
A Google continua a sua missão de integrar a inteligência artificial em todos os seus produtos principais. Desta vez, é a ferramenta favorita de jornalistas, investigadores e criadores de conteúdo que recebe uma atualização significativa. A Google anunciou esta quarta-feira o lançamento de uma página "Explorar" do Google Trends totalmente renovada, agora alimentada pelas capacidades do Gemini para identificar e comparar tendências automaticamente.
Uma análise mais profunda e automatizada
A página Explorar do Trends sempre foi uma ferramenta essencial para analisar o interesse de pesquisa sobre qualquer tópico ao longo do tempo, em diferentes regiões e categorias. No entanto, a nova experiência impulsionada pelo Gemini promete simplificar drasticamente o trabalho manual envolvido nesta exploração, reduzindo o tempo de pesquisa e revelando conexões que poderiam passar despercebidas aos utilizadores.
A grande novidade é um novo painel lateral que identifica e compara automaticamente tendências relevantes na área de interesse do utilizador. Além disso, o sistema apresenta uma lista de sugestões de prompts do Gemini para ajudar a aprofundar a pesquisa. Por exemplo, ao pesquisar sobre raças de cães, a inteligência artificial pode povoar automaticamente o gráfico com termos como "golden retriever" ou "beagle" e sugerir tópicos relacionados, como "cães hipoalergénicos" ou "cães de grande porte".
Melhorias visuais e mais dados disponíveis
Para além das funcionalidades de IA, a interface recebeu um "lifting" visual considerável. O design renovado inclui ícones e cores dedicados para cada termo de pesquisa, tornando muito mais fácil a correspondência visual com as linhas apresentadas no gráfico.
A Google também aproveitou esta atualização para aumentar o número de termos que os utilizadores podem comparar simultaneamente e duplicou o número de consultas "em ascensão" apresentadas em cada linha temporal. Os utilizadores continuam a poder passar o rato sobre um termo para o editar ou usar filtros de país, tempo e propriedade para personalizar a linha temporal do Trends.
Esta atualização, que começou a ser disponibilizada hoje para computadores (desktop), faz parte do esforço contínuo da empresa para embutir o Gemini nas suas ofertas principais, juntando-se às funcionalidades já presentes na Pesquisa, Gmail, Maps e Docs.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!