1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

AMD Ryzen processador

A próxima grande aposta da AMD para o mercado de processadores de alto desempenho parece estar pronta para impressionar. O novo Ryzen 7 9850X3D, cuja apresentação oficial ocorreu no início do mês e que marca presença na CES 2026, foi alvo de uma fuga de informação que demonstra o seu potencial de "overclocking". Antes mesmo de chegar às prateleiras, o componente demonstrou ser capaz de atingir frequências de funcionamento bastante elevadas.

De acordo com os dados revelados, o processador conseguiu alcançar os 5,75 GHz em frequência "boost" em todos os núcleos, superando as marcas estabelecidas pelo seu antecessor direto.

Desempenho acima do esperado

A fuga de informação, partilhada pelo utilizador "OC_Beer" no fórum Overclock.net, exibe o novo chip a operar a velocidades impressionantes sem aparentar grande esforço. O Ryzen 7 9850X3D é uma revisão do popular 9800X3D, mantendo a base da arquitetura Zen 5 com 8 núcleos e 16 threads, bem como os 104 MB de cache combinada (L2 + L3) e um TDP base de 120 W. A grande diferença reside na frequência "boost" de fábrica, que sobe para 5,6 GHz, face aos 5,2 GHz do modelo anterior.

benchmark realizado ao processador

Nos testes divulgados, o chip foi levado aos 5,75 GHz, um valor considerável quando comparado com o 9800X3D. Este último, habitualmente, necessita de ajustes complexos na BIOS, como alterações na voltagem e o uso da funcionalidade Precision Boost Overdrive (PBO), para conseguir atingir valores entre os 5,4 GHz e 5,5 GHz. O novo modelo parece oferecer uma margem de manobra superior para os entusiastas que procuram extrair o máximo desempenho do seu computador.

Pontuação de referência e lançamento

Além das frequências de relógio, foi partilhada uma pontuação de "benchmark" que parece corresponder ao teste integrado do software CPU-Z. O registo aponta para 908,6 pontos, um salto notável face à média de 792 pontos que o 9800X3D costuma apresentar. Embora o processador de 2024 consiga aproximar-se dos 900 pontos, tal só é possível através de otimizações manuais agressivas, enquanto o novo Ryzen 7 9850X3D parece alcançar este patamar com maior facilidade.

Apesar de a AMD ainda não ter confirmado oficialmente a data exata de chegada às lojas ou o preço final para o mercado europeu, as informações que circulam sugerem um lançamento a 29 de janeiro. O preço deverá rondar os 500 dólares, posicionando este processador como uma opção muito atrativa para os jogadores e criadores de conteúdo que não dispensam a tecnologia 3D V-Cache.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech