
A indústria dos semicondutores continua a registar um crescimento sem precedentes. Segundo informações avançadas pelo The Wall Street Journal, a SK Hynix e a Micron Technology alcançaram esta semana um novo marco histórico, passando a integrar o restrito grupo de empresas avaliadas em mais de um bilião de dólares (na escala longa europeia, equivalente a um trillion nos Estados Unidos). Este salto expressivo é diretamente alimentado pela enorme procura mundial por componentes dedicados à inteligência artificial.
O impacto da inteligência artificial nos semicondutores
A sul-coreana SK Hynix chegou a esta marca durante a passada quarta-feira, dia 27 de maio, depois de as suas ações terem registado uma subida de 9,3%. Este aumento elevou a capitalização da empresa para perto de 1,599 mil biliões de won, o que se traduz em cerca de 1,061 biliões de dólares.
Por sua vez, a Micron alcançou o mesmo patamar de mercado no dia anterior, terça-feira, impulsionada por uma impressionante escalada de 19% no valor das suas ações, que fecharam cotadas a 895,88 dólares. Ambas as fabricantes dominam atualmente o fornecimento de memórias avançadas para inteligência artificial, posicionando-se ao lado da Samsung num ecossistema altamente dependente e liderado pela NVIDIA.
Lucros recorde e projeções elevadas
A expansão acelerada da infraestrutura global de inteligência artificial tem gerado uma oferta bastante restrita no que toca a componentes de computação de alto desempenho. Como consequência direta, os preços dos produtos de memória dispararam de forma considerável.
No caso da SK Hynix, atualmente a segunda maior fabricante do setor a nível mundial, as ações viram o seu valor triplicar apenas durante o decorrer deste ano. A empresa lidera o segmento de memória de alta largura de banda (HBM), sendo responsável por fornecer as procuradas versões HBM3 e HBM3E aos líderes de processamento gráfico. Apenas no primeiro trimestre de 2026, a marca apresentou um lucro líquido recorde na ordem dos 40 biliões de won, o que representa uma subida de cerca de 400% em comparação com o mesmo período de 2025.
A Micron também não ficou atrás no otimismo das previsões. Os analistas reviram as estimativas e triplicaram o preço-alvo da empresa a doze meses para os 1625 dólares, antecipando assim um elevado volume de vendas e lucros no período compreendido entre 2027 e 2029.
O domínio asiático no mercado de topo
Com este resultado financeiro, a SK Hynix consolida a sua posição como a segunda empresa da Coreia do Sul a conseguir ultrapassar a barreira de um bilião de dólares de valorização. A pioneira nesta conquista foi a divisão de eletrónica da empresa sul-coreana rival, que alcançou o mesmo feito logo no início deste mês de maio.
Apesar dos números robustos de ambas, estas mantêm-se ainda atrás da TSMC, que se destacou como a primeira corporação de toda a Ásia a atingir este patamar de mercado.












Nenhum comentário
Seja o primeiro!