1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      

Siga-nos


Apple Vision Pro

A Apple decidiu congelar o desenvolvimento de um headset de realidade virtual mais leve e económico, alterando a sua estratégia para dar prioridade ao segmento dos óculos inteligentes com inteligência artificial. De acordo com uma publicação do MacRumors, que cita o analista Mark Gurman da Bloomberg, esta nova versão compacta do dispositivo não vai chegar ao mercado antes do final de 2028 ou meados de 2029.

Mudança de planos na computação espacial

A decisão de colocar o sucessor direto do headset em hibernação deve-se aos principais pontos de queixa do modelo atual: o preço elevado de cerca de 3200 euros e o desconforto físico provocado pelo peso excessivo do chassi de alumínio e vidro. A marca de Cupertino reconhece a necessidade de resolver estas falhas estruturais antes de avançar com uma nova aposta em escala no mercado.

Com esta alteração, o atual Apple Vision Pro, atualizado em outubro de 2025 com o processador M5 e a fita Dual Knit Band, continuará a ser o único produto da plataforma espacial da empresa nos próximos dois a três anos. Para redefinir o rumo, a empresa avançou com uma reestruturação na sua divisão de produtos, transferindo grande parte dos engenheiros de hardware e software para a equipa focada nos dispositivos vestíveis.

Apple logo com óculos em cima

O foco virado para os óculos inteligentes

Em vez do headset, a liderança da Apple está agora concentrada no desenvolvimento de óculos inteligentes de formato tradicional, conhecidos pelo codinome N50. Este projeto pretende competir diretamente com o sucesso dos dispositivos da Meta desenvolvidos em parceria com a Ray-Ban, apostando num design leve, sem ecrãs integrados e totalmente focado em comandos de voz e captação contextual.

Embora o plano inicial previsse o anúncio destes óculos para o início de 2027, dificuldades no refino do processamento de inteligência visual empurraram a meta de lançamento global para o final de 2027. O aparelho vai funcionar como um acessório para o iPhone, utilizando câmaras verticais e o ecossistema Apple Intelligence para analisar o ambiente em redor do utilizador.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?

Não perca nenhuma novidade!

Junte-se a milhares de leitores e receba as últimas notícias de tecnologia, análises e dicas diretamente no seu email.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech