1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      

Siga-nos


Claude system connected

A Anthropic anunciou que o seu poderoso modelo Claude Fable 5 vai deixar de estar incluído nas subscrições regulares a partir de 7 de julho, passando a ser cobrado estritamente por utilização extra. A novidade e o respetivo esclarecimento foram partilhados por um engenheiro líder da empresa através da plataforma X, acalmando os utilizadores ao confirmar que esta não é uma alteração permanente, mas sim uma gestão necessária de recursos.

Uma pausa temporária por excesso de procura

O Fable 5 foi recentemente restaurado após o governo norte-americano levantar os controlos de exportação sobre os modelos mais avançados da empresa, uma lista restrita que incluía também o Mythos 5. Com este regresso, a empresa apressou-se a disponibilizar o modelo globalmente nas suas várias ferramentas, incluindo a plataforma web e o assistente Claude Code.

No entanto, a procura gerada revelou-se incrivelmente difícil de prever. Em vez de limitar drasticamente a velocidade para todos, a decisão passou por disponibilizar a ferramenta de forma conservadora. Até 7 de julho, os planos Pro, Max, Team e certos planos Enterprise ainda podem alocar até 50% dos seus limites semanais ao Fable 5, mas depois desse prazo a torneira fecha-se para o modelo fixo.

O impacto para quem usa o serviço em Portugal

Para os profissionais e empresas no mercado português que dependem deste modelo específico para tarefas complexas, isto significa uma mudança de orçamento a curto prazo. Após a data limite, terás inevitavelmente de transitar para um sistema de créditos por consumo se quiseres manter o acesso ao Fable 5, algo que já acontece nas opções Enterprise baseadas em consumo.

Apesar do susto inicial de que a ferramenta se tornasse num exclusivo permanente de pagamento à la carte, a equipa técnica garantiu que a ambição é devolver o modelo ao catálogo padrão das subscrições. O regresso acontecerá assim que a infraestrutura de servidores conseguir suportar a carga de processamento exigida por toda a base de utilizadores. Até lá, a única solução prática é gerir bem os créditos de uso ou recorrer aos restantes modelos da linha para as tarefas do dia a dia.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?

Não perca nenhuma novidade!

Junte-se a milhares de leitores e receba as últimas notícias de tecnologia, análises e dicas diretamente no seu email.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech