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#1 Pawno Compiler - em Ter 29 Maio 2012 - 19:50

Kyo

Iniciante
Bem, acabei de descobrir estes forums, que nao conhecia, mas parecem ser porreiros (:
só tenho 15 anos, nao me levem a mal Very Happy

Vou falar sobre o Pawno Compiler, ou a linguagem Pawn.
Sim, le-se "porn" (sem r).
Vou escrever este topic, sem ir a net, porque costumo usá-lo imenso, e vou escrevelo de acordo com o meu "knowledge".

Bem, este compiler, é normalmente utilizado, em jogos, como por exemplo, o SA-MP, ou Counter Strike.
É um compiler, que compila de modo a single threaded.
Single threaded, é uma forma de "compilar" a informação, que lê de linha-a-linha.
O Minecraft, tambem é de single threaded, ou seja, cria os blocos "pedaço-a-pedaço".

Mas também não é só usado em jogos.
É conciderado uma compiler basico, que, se por exemplo, quissessemos criar um jogo, e de forma a alguem poder "programalo" teriamos que criar o pawno library, que é uma extensão .dll onde tem as "functions" que nós queremos.
Ele é muito comparado, e dito que é igual ao C++.

[b]Muito giro, mas como é que se usa?
[/b
Ok, imaginemos que quero fazer uma função.
Depende da função que quero fazer.
Há a function, e a stock.
A diferença, é praticamente minima, é que stock pode fazer return de texto ou numeros, e functions só podem de numeros.
Na linguagem de programação, chama-se a numeros - Integers e texto string ou size arrays.

Ok, agora vamos criar variaveis.
Quero criar uma variavel chamada... Variavel.
Entao, ia ao Pawno, e escrevia:
Código:
new Variavel;
Isso, no hex binario, iria escrever:
new Variavel = \0.
Porque uma variavel de integers só cria uma celula, onde pudemos colocar um só numero.
Por exemplo, numa função qualquer poderia fazer isto:
Código:
Variavel = 1337
Isso iria escrever no hex binario "Variavel = \1337"

[b]E agora variaveis, com size array?
[/b
Bem, isso são as variaveis que podemos colocar numeros ou texto.
Ok, enquanto criamos uma variavel normal, só usamos uma celula.
Mas se quisermos criar com uma size array, o compiler "come" sempre 1 celula.
Vejemos melhor:
- Se eu fizer:
Código:
new Texto[5]
No hex binario faz:
Código:
new Texto = \0\0\0\0\0
Mas a ultima celula é sempre "comida" pelo compiler, não sei porque :$
Agora, poderiamos fazer isto, numa function ou stock qualquer:
[code]Texto = "Ola1"[code]
No hex binario faz:
[code]new Texto = \O\l\a\1\0[/code]

Mas se eu fissesse
[code]Texto = "OlaAdeus"[code]
Iria dar erro ao compilar, porque esse texto, excede o limit das celulas.
(Continuo amanha, estou cansado de escrever e.e)

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#2 Re: Pawno Compiler - em Ter 29 Maio 2012 - 20:00

DJPRMF

Administrador
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Desconhecia esta linguagem... Smile
Boa explicação Wink


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#3 Re: Pawno Compiler - em Ter 29 Maio 2012 - 20:06

Kyo

Iniciante
Hahaha thanks ^^)

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