1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Malware escondido em jogo na Google Play pode ter afectado 1 milhão de utilizadores
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Malware escondido em jogo na Google Play pode ter afectado 1 milhão de utilizadores em Qua 23 Set 2015 - 18:57

DJPRMF

braitest malware android

Recentemente um grupo de investigadores descobriu uma aplicação popular na Google Play que estaria a esconder um malware no seu código.

De acordo com a empresa de segurança Check Point, o jogo “BrainTest” estaria disponível na Google Play à vários meses, tendo sido descarregado mais de 500 mil vezes. O jogo escondia um malware dentro do seu código, que tentava obter o acesso root dos equipamentos onde era instalado.

A primeira variante do jogo terá sido descoberta e removida da loja de aplicações da Google a 24 de Agosto, mas voltou a ser publicada pouco tempo depois até ao passado dia 15 de Setembro. No total mais de 1 milhão de utilizadores poderão ter os equipamentos infetados com o malware.

Para esconder a sua atividade, o malware utiliza uma tática engenhosa. Caso este seja executado sobre IP’s correspondentes a servidores da Google, o mesmo mantem-se inofensivo dentro do jogo, conseguindo assim passar pelos filtros de proteção da empresa. Uma vez instalado noutros equipamentos e utilizados IP’s não correspondentes aos da Google, o malware começa então a sua tarefa de aceder como root ao Android.

Caso o equipamento não possua root aplicado, o malware tenta utilizar várias táticas para ganhar o acesso. Uma vez com acesso root, o equipamento fica a fazer parte de uma rede botnet, podendo ser controlado remotamente.

Para evitar que o malware seja desinstalado, este instala-se em duplicado nos equipamentos. Desta forma, caso o utilizador remova uma aplicação, a outra encarrega-se de voltar a realizar o download do malware.

Uma vez infetado, a única forma de eliminar o malware passa por reinstalar o sistema operativo de fábrica.

De sublinhar que, em Abril, Adrian Ludwig, engenheiro de segurança do Android, revelou que o número de aplicações maliciosas na loja de aplicações da Google teria caído mais de 50% durante todo o ano de 2014.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech