1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Adobe propõe indicador tipo robots.txt para uso de imagens em treino de IA
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Adobe propõe indicador tipo robots.txt para uso de imagens em treino de IA em Qui 24 Abr 2025 - 15:03

DJPRMF

Imagens a simbolizar fotos

O ficheiro robots.txt é bem conhecido por qualquer pessoa que tenha criado um site nos últimos anos, sendo a base para o que é conhecido como a configuração padrão para gerir o que os bots podem ou não realizar nos sites, ou aceder.

O robots.txt é o padrão por onde os bots se devem guiar, sobre o que podem ou não indexar de um site, ou simplesmente aceder – embora não seja uma configuração que todos tenham de seguir, é um padrão aceite pela indústria em geral.

Agora, a Adobe pretende criar um padrão parecido, mas com foco para conteúdos de imagens. A empresa pretende criar uma versão do robots.txt que seja usada para controlar a forma como imagens são recolhidas por bots, e da forma como estas podem ser usadas para treinar modelos de IA.

A ideia será criar uma versão do robots.txt que possa ajudar os bots a indexarem as imagens, e a controlar a forma como certos conteúdos podem ser usados para fins de treino dos modelos de IA. Embora a ideia seja interessante, existem alguns pontos a ter em conta.

Primeiro, o robots.txt, embora seja considerado o padrão da indústria, não é uma regra que os bots tenham de o seguir. Existem muitos bots pela internet que simplesmente ignoram o robots.txt por completo, apenas para recolher o máximo de dados possíveis.

Além disso, existe ainda o desafio da Adobe conseguir convencer outras plataformas a adotarem este novo padrão.

Para ajudar na integração deste padrão, a Adobe encontra-se a lançar uma nova ferramenta que permite adicionar credenciais de uso a diferentes imagens. Estas pretendem ser uma forma de criar uma assinatura digital para imagens, e a forma como estas podem ser usadas pela IA. Esta ferramenta encontra-se disponível para todos, mesmo para quem não use as ferramentas da Adobe.

Por agora, a plataforma da Adobe conta com a parceira do LinkedIn, que usa o sistema de verificação da Microsoft para analisar as imagens partilhadas e considerar as mesmas como legítimas. Os utilizadores podem ainda adicionar imagens do Instagram e da X, mas neste momento ambas as plataformas não contam com um sistema de verificação das imagens.

A ideia da Adobe pode ser um caminho que a empresa considera como o mais acertado, dando mais controlo aos criadores de imagens sobre a forma como estas podem ser usadas para treinar modelos de IA. Mas ao mesmo tempo, ainda existem vários desafios que devem ser superados antes da tecnologia vir a ser um “padrão” da industria.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech