O ficheiro robots.txt é bem conhecido por qualquer pessoa que tenha criado um site nos últimos anos, sendo a base para o que é conhecido como a configuração padrão para gerir o que os bots podem ou não realizar nos sites, ou aceder.
O robots.txt é o padrão por onde os bots se devem guiar, sobre o que podem ou não indexar de um site, ou simplesmente aceder – embora não seja uma configuração que todos tenham de seguir, é um padrão aceite pela indústria em geral.
Agora, a Adobe pretende criar um padrão parecido, mas com foco para conteúdos de imagens. A empresa pretende criar uma versão do robots.txt que seja usada para controlar a forma como imagens são recolhidas por bots, e da forma como estas podem ser usadas para treinar modelos de IA.
A ideia será criar uma versão do robots.txt que possa ajudar os bots a indexarem as imagens, e a controlar a forma como certos conteúdos podem ser usados para fins de treino dos modelos de IA. Embora a ideia seja interessante, existem alguns pontos a ter em conta.
Primeiro, o robots.txt, embora seja considerado o padrão da indústria, não é uma regra que os bots tenham de o seguir. Existem muitos bots pela internet que simplesmente ignoram o robots.txt por completo, apenas para recolher o máximo de dados possíveis.
Além disso, existe ainda o desafio da Adobe conseguir convencer outras plataformas a adotarem este novo padrão.
Para ajudar na integração deste padrão, a Adobe encontra-se a lançar uma nova ferramenta que permite adicionar credenciais de uso a diferentes imagens. Estas pretendem ser uma forma de criar uma assinatura digital para imagens, e a forma como estas podem ser usadas pela IA. Esta ferramenta encontra-se disponível para todos, mesmo para quem não use as ferramentas da Adobe.
Por agora, a plataforma da Adobe conta com a parceira do LinkedIn, que usa o sistema de verificação da Microsoft para analisar as imagens partilhadas e considerar as mesmas como legítimas. Os utilizadores podem ainda adicionar imagens do Instagram e da X, mas neste momento ambas as plataformas não contam com um sistema de verificação das imagens.
A ideia da Adobe pode ser um caminho que a empresa considera como o mais acertado, dando mais controlo aos criadores de imagens sobre a forma como estas podem ser usadas para treinar modelos de IA. Mas ao mesmo tempo, ainda existem vários desafios que devem ser superados antes da tecnologia vir a ser um “padrão” da industria.
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