1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Microsoft reforma o Ecrã Azul da Morte do Windows 11 e introduz o Ecrã Preto
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Microsoft reforma o Ecrã Azul da Morte do Windows 11 e introduz o Ecrã Preto em Sex 11 Jul 2025 - 13:42

DJPRMF

Windows 11 escuro

A Microsoft decidiu reformular um dos elementos mais icónicos e temidos do seu sistema operativo. O famoso Ecrã Azul da Morte (Blue Screen of Death) chega ao fim no Windows 11, sendo substituído por uma nova versão: o Ecrã Preto da Morte. Esta novidade já se encontra disponível na mais recente atualização "Preview" do Windows 11.

Juntamente com esta alteração visual, a atualização introduz também uma nova funcionalidade de recuperação chamada Quick Machine Recovery (QMR).

Mais informação para uma solução mais rápida

Segundo David Weston, vice-presidente de segurança corporativa e de sistema operativo da Microsoft, a mudança visa simplificar o ecrã de falha do Windows. A nova aparência será semelhante à do ecrã de atualização do sistema, procurando criar uma experiência mais coesa para o utilizador.

Uma das melhorias mais significativas do novo Ecrã Preto da Morte é a clareza da informação. O ecrã passará a exibir o código do erro e a identificar o controlador (driver) que esteve na origem do problema. O objetivo é facilitar e acelerar o diagnóstico e a resolução da falha.

imagem do novo ecrã de erro

"Esta é realmente uma tentativa de fornecer melhores informações e permitir que nós e os clientes realmente cheguemos ao cerne do problema para que possamos corrigi-lo mais rapidamente", afirmou Weston, citado pelo The Verge.

Quick Machine Recovery para evitar o caos

Outra adição importante nesta atualização é o Quick Machine Recovery (QMR). Trata-se de uma nova ferramenta do Windows desenhada para restaurar rapidamente o computador em situações em que este não consiga arrancar corretamente.

Com o QMR, a Microsoft pretende criar uma camada de proteção adicional para evitar que os computadores fiquem inutilizáveis após falhas críticas, como a que foi testemunhada durante o apagão cibernético global causado por uma falha da CrowdStrike em 2024.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech