1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Sites adultos usam imagens armadilhadas para o seu Facebook gostar de publicações por si
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Sites adultos usam imagens armadilhadas para o seu Facebook gostar de publicações por si em Sex 8 Ago 2025 - 21:45

DJPRMF

Site para adultos

Já imaginou a sua conta do Facebook a gostar de publicações de sites de conteúdo adulto sem a sua permissão ou conhecimento? Pode parecer um cenário bizarro, mas é exatamente o que está a acontecer numa nova campanha de malware que utiliza um método engenhoso para manipular os utilizadores: ficheiros de imagem SVG.

O perigo escondido nas imagens SVG

Ao contrário dos formatos de imagem mais comuns como .jpg ou .png, o formato SVG (Scalable Vector Graphics) não é composto por píxeis, mas sim por texto baseado em XML. Esta característica permite que as imagens sejam redimensionadas sem perda de qualidade, mas abre uma perigosa porta: a possibilidade de incorporar código, como HTML e JavaScript. É precisamente esta capacidade que está a ser explorada.

Segundo a empresa de segurança Malwarebytes, dezenas de sites de pornografia, todos a correr a plataforma WordPress, estão a usar estes ficheiros .svg armadilhados. Quando um visitante clica numa destas imagens, o código malicioso é ativado.

Como funciona o ataque "Likejack"

O processo é complexo e dissimulado. O código JavaScript dentro da imagem .svg está fortemente ofuscado, usando uma técnica conhecida como "JSFuck" para esconder a sua verdadeira intenção. Uma vez descodificado, o script descarrega uma cadeia de outros scripts maliciosos.

O resultado final é a execução de um Trojan conhecido como Trojan.JS.Likejack. Se o utilizador tiver a sua sessão iniciada no Facebook, este Trojan força o navegador a clicar no botão "Gosto" de uma publicação específica, tudo sem que o utilizador se aperceba de nada.

"Este Trojan (...) clica silenciosamente num botão 'Gosto' de uma página do Facebook sem o conhecimento ou consentimento do utilizador", explica o investigador Pieter Arntz da Malwarebytes.

Esta não é a primeira vez que o formato SVG é usado para fins maliciosos. Em 2023, foi utilizado para explorar vulnerabilidades em serviços de webmail e, mais recentemente, em ataques de phishing que simulavam ecrãs de login da Microsoft.

O Facebook combate regularmente este tipo de abuso, encerrando as contas fraudulentas. No entanto, os responsáveis por estas campanhas regressam frequentemente com novos perfis, perpetuando um ciclo de ataque e defesa. Este caso serve como um alerta: na internet, nem mesmo um clique numa simples imagem é totalmente isento de riscos.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech