
A Xiaomi integrou uma nova funcionalidade nos seus telemóveis que, até agora, era um dos pontos de destaque para os utilizadores de iPhone. Falamos da capacidade de conhecer com precisão o estado real da bateria, uma ferramenta que oferece informação detalhada sobre a percentagem de saúde e o número de ciclos de carga efetuados.
Até à data, nos equipamentos da marca, apenas era possível obter uma estimativa do estado da bateria. Esta realidade muda de figura com a mais recente versão do HyperOS 2, que passa a permitir uma consulta detalhada, numa escala de 0% a 100%, sobre a condição da bateria. Desta forma, torna-se mais fácil verificar se a autonomia continua como no primeiro dia ou se, pelo contrário, já começou a degradar-se, tudo isto a partir das definições do sistema, sem necessidade de recorrer a aplicações de terceiros.
O que significa a condição da bateria e como consultá-la
A condição da bateria é uma percentagem que indica a capacidade máxima que esta ainda consegue reter em comparação com o seu estado original, quando era nova. Um valor de 100% significa que está em perfeitas condições, enquanto uma percentagem abaixo dos 80% é já um indicador de uma degradação considerável, resultando numa menor autonomia e na necessidade de carregamentos mais frequentes.
Esta percentagem está diretamente relacionada com os ciclos de carga, outro dado que agora pode ser consultado facilmente nas definições do HyperOS. Este valor aumenta cada vez que a bateria consome o equivalente a 100% da sua capacidade. Quanto maior o número de ciclos, maior será a degradação. Para verificar ambos os fatores no seu Xiaomi, basta seguir estes passos:
Aceda a Definições > Bateria > Proteção da bateria.
No campo Condição da bateria, poderá verificar o estado de saúde da mesma.
Mais abaixo, no campo Ciclos, encontrará o número de vezes que a bateria foi completamente descarregada.
Quando se deve preocupar com a bateria?
Relativamente ao momento em que devemos começar a preocupar-nos, o ponto crítico para a saúde de uma bateria situa-se geralmente quando esta desce abaixo dos 80% ou quando o número de ciclos se aproxima de valores elevados, como 800 a 1.000. Chegado a este ponto, pode ser aconselhável considerar a substituição da bateria para garantir que o desempenho do telemóvel se mantém otimizado e a autonomia não compromete a sua utilização diária.