
A Microsoft está a testar uma nova atualização para o Windows 11 que promete tornar o assistente Copilot numa ferramenta de pesquisa ainda mais poderosa. A novidade, que já está a ser disponibilizada aos utilizadores do programa Windows Insider com PCs Copilot Plus, permite utilizar Inteligência Artificial para procurar ficheiros e imagens diretamente na aplicação, usando uma linguagem muito mais descritiva e natural.
Pesquisa semântica chega ao Copilot
Atualmente, o Copilot já permite procurar ficheiros com base no seu nome, data de abertura ou tipo. No entanto, esta atualização eleva a fasquia, possibilitando que o utilizador simplesmente descreva o que procura. Será possível, por exemplo, pedir para "encontrar o ficheiro com a receita de tosta de frango", um avanço significativo em relação às pesquisas baseadas em palavras-chave. Esta funcionalidade expande a pesquisa com IA que a Microsoft já tinha introduzido nos PCs Copilot Plus no início deste ano.
Um novo ecrã principal para o assistente
A par da pesquisa melhorada, a Microsoft está a experimentar uma nova experiência de ecrã principal para o Copilot. Este novo layout destaca aplicações, ficheiros e conversas recentes, tornando o acesso à informação mais rápido e intuitivo.
Uma das novas secções, "obter ajuda guiada", permite que o Copilot inicie automaticamente uma sessão "Vision", na qual o assistente analisa tudo o que está no ecrã para guiar o utilizador passo a passo numa determinada aplicação. Além disso, passa a ser possível selecionar uma fotografia recente diretamente no ecrã do Copilot para que a IA forneça mais informações sobre a mesma.
Estas funcionalidades estão a ser gradualmente disponibilizadas para todos os canais do programa Insider através de uma atualização na Microsoft Store, conforme detalhado pela empresa no seu blog oficial do Windows Insider.