Gerir um site pode, por vezes, parecer uma tarefa solitária e complexa, cheia de dados para analisar e decisões para tomar. No entanto, a vida dos administradores de sites acaba de ficar um pouco mais fácil. Na passada quinta-feira, foi lançado um novo conector que permite integrar o popular chatbot da Anthropic diretamente no coração do teu sistema de gestão de conteúdos.
Uma janela inteligente para os teus dados
A nova ferramenta permite aos proprietários de sites partilhar dados de back-end diretamente com o sistema de inteligência artificial. O grande destaque desta integração é o controlo que oferece ao utilizador: és tu quem decide especificamente que dados queres partilhar com o Claude, e esse acesso pode ser revogado a qualquer momento, garantindo a privacidade e a segurança da tua informação.
Nesta fase inicial, o acesso concedido à IA é estritamente de "apenas leitura" (read-only). Isto significa que o chatbot pode ver e analisar a informação, mas não tem permissão para alterar definições, apagar posts ou modificar a estrutura do site. Contudo, é importante notar que a plataforma já mencionou anteriormente a intenção de, eventualmente, disponibilizar acesso de "escrita" através da integração MCP (Model Context Protocol). Se tal vier a acontecer, os utilizadores poderão, no futuro, realizar tarefas editoriais diretamente através do chat, agilizando todo o processo de criação.
Perguntas e respostas sobre o teu tráfego
Depois de ligares a tua conta, o assistente virtual transforma-se num analista de dados pessoal. Em vez de navegares por menus complexos de estatísticas, podes simplesmente fazer perguntas em linguagem natural sobre o desempenho do teu site WordPress.
A plataforma disponibilizou inclusivamente uma lista de exemplos de comandos (prompts) para ajudar os utilizadores a tirar o máximo partido da ferramenta. Podes pedir coisas como "Mostra-me os comentários pendentes no meu blog", "Qual dos meus sites tem mais tráfego?" ou até solicitar uma análise mais profunda, perguntando "Quais os artigos que estão a gerar mais discussão?".
Além da análise de tráfego e interação, a ferramenta é útil para a gestão técnica, permitindo listar rapidamente quais os plugins instalados no site principal, facilitando a manutenção e a organização do ecossistema digital.

Nenhum comentário
Seja o primeiro!