1. TugaTech » Software » Noticias de Software » WhatsApp corrige falha grave no iPhone e Mac que foi explorada por spyware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

WhatsApp corrige falha grave no iPhone e Mac que foi explorada por spyware em Sex 29 Ago 2025 - 18:44

DJPRMF

WhatsApp em código fonte

O WhatsApp lançou uma atualização de segurança para corrigir uma vulnerabilidade crítica nos seus clientes de mensagens para iOS e macOS. A falha, do tipo "zero-click", estava a ser ativamente explorada em ataques direcionados e sofisticados para comprometer os dispositivos dos utilizadores.

A empresa detalhou que esta vulnerabilidade, registada como CVE-2025-55177, afeta as versões do WhatsApp para iOS anteriores à 2.25.21.73, WhatsApp Business para iOS anteriores à v2.25.21.78 e WhatsApp para Mac anteriores à v2.25.21.78.

Uma falha 'zero-click' sofisticada

O problema residia numa autorização incompleta de mensagens de sincronização de dispositivos associados. De acordo com o aviso de segurança do WhatsApp, esta brecha podia permitir que um atacante não relacionado provocasse o processamento de conteúdo de um URL arbitrário no dispositivo de um alvo, sem que este precisasse de interagir com qualquer mensagem ou link.

Este tipo de ataque é particularmente perigoso, pois não exige qualquer ação por parte da vítima, tornando a deteção e prevenção muito mais difíceis.

Ataque combinado com vulnerabilidade da Apple

O WhatsApp acredita que esta falha foi explorada em conjunto com outra vulnerabilidade ao nível do sistema operativo da Apple, identificada como CVE-2025-43300. A combinação das duas brechas permitiu a execução de um "ataque sofisticado contra utilizadores alvo específicos".

No início deste mês, a Apple já tinha lançado atualizações de emergência para corrigir a sua própria falha de dia zero, afirmando na altura que a mesma tinha sido explorada num "ataque extremamente sofisticado".

Utilizadores alertados e aconselhados a repor o dispositivo

Embora as empresas não tenham partilhado mais detalhes sobre os ataques, Donncha Ó Cearbhaill, chefe do Laboratório de Segurança da Amnistia Internacional, confirmou que o WhatsApp alertou alguns utilizadores de que foram alvo de uma campanha avançada de spyware nos últimos 90 dias.

Nas notificações enviadas, o WhatsApp alerta que, embora as alterações feitas impeçam este ataque específico através da aplicação, o sistema operativo do dispositivo pode permanecer comprometido. A recomendação para os indivíduos potencialmente afetados é drástica: efetuar uma reposição de fábrica do dispositivo e garantir que tanto o sistema operativo como todo o software estão sempre atualizados para a versão mais recente, reforçando a sua segurança.

Este não é um incidente isolado. Em março, o WhatsApp já tinha corrigido outra falha de dia zero que, segundo o Citizen Lab, foi explorada para instalar o spyware Graphite, da empresa Paragon.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech