1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Publicidade em sites pirata cai 80%, mas grandes marcas estão mais expostas do que nunca
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Publicidade em sites pirata cai 80%, mas grandes marcas estão mais expostas do que nunca em Qui 20 Nov 2025 - 11:57

DJPRMF

pessoa em site pirata

Um novo relatório do Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO) revela um cenário paradoxal no mundo da pirataria online. À primeira vista, os números parecem alarmantes, indicando um aumento explosivo de 567% na presença de publicidade de grandes marcas em sites ilegais. No entanto, uma análise mais atenta aos dados mostra que o ecossistema da pirataria está, na verdade, a colapsar, com uma queda massiva no volume total de anúncios e nas receitas geradas.

O estudo, realizado pela empresa de investigação White Bullet para o EUIPO, analisou 7.250 sites e 398 aplicações móveis em 18 estados-membros da UE durante 2023 e o início de 2024. O objetivo era monitorizar a eficácia das iniciativas voluntárias, como o Memorando de Entendimento liderado pela UE, que visa cortar o "oxigénio financeiro" destes sites ilegais: as receitas publicitárias.

O fim das campanhas educativas e o "regresso" das marcas

O dado que mais salta à vista no relatório é o aumento de 567% nas impressões de anúncios de grandes marcas em sites pirata entre 2021 e 2024. A nível global, a publicidade de marcas reconhecidas representou 61% de todas as impressões em sites monitorizados e uns impressionantes 96% nas aplicações móveis ilegais.

O relatório associa diretamente este ressurgimento ao fim de vários programas de cooperação da indústria em 2023. Estas iniciativas focavam-se em educar os anunciantes para evitarem colocar a sua publicidade em plataformas que infringem direitos de autor. Com o término destas campanhas, os filtros parecem ter relaxado, permitindo que marcas legítimas voltassem a financiar inadvertidamente estas operações.

No entanto, este número de "567%" é relativo e pode ser enganador se não for contextualizado. O que o relatório descobriu é que a quota de mercado dos anúncios de grandes marcas passou de 3% do total em 2021 para 20% em 2024. Ou seja, as marcas têm uma fatia maior do bolo, mas o "bolo" em si encolheu drasticamente.

Receitas e tráfego em queda livre

Apesar da maior visibilidade das grandes marcas, a realidade para os operadores de sites pirata é sombria. O número total de impressões de anúncios nestes sites caiu a pique, passando de 146,1 mil milhões em 2021 para apenas 28,3 mil milhões em 2024. Isto representa uma quebra de cerca de 80% no volume total de publicidade.

Na União Europeia, a tendência é ainda mais acentuada. As receitas publicitárias geradas por estes sites nos países monitorizados caíram 78%, descendo de 102,5 milhões de euros em 2021 para 22 milhões de euros no ano passado.

O relatório sugere que esta quebra se deve a uma fragmentação do ecossistema pirata e a uma diminuição geral do tráfego nestas plataformas. Em termos práticos, isto significa que, embora as marcas estejam percentualmente mais presentes, o número real de vezes que os seus anúncios são vistos aumentou apenas cerca de 30%, muito longe do valor astronómico sugerido pelas percentagens relativas.

Menos malware, mas maior risco relativo

Outra conclusão interessante do relatório, detalhado pelo EU Intellectual Property Office, prende-se com a segurança dos utilizadores. As estatísticas indicam um aumento de 250% na publicidade relacionada com fraudes e malware. Mais uma vez, trata-se de um aumento na quota de mercado relativa.

Em números absolutos, a quantidade de anúncios maliciosos diminuiu efetivamente em cerca de 1,8 mil milhões de impressões desde 2021, o que corresponde a uma redução real de 31%. O ambiente é, tecnicamente, menos perigoso em volume, mas como o tráfego geral caiu muito mais depressa, a proporção de anúncios perigosos que um utilizador encontra acabou por subir.

Um dado curioso, que não foi destacado nas conclusões principais do relatório mas que resulta da análise dos números, é a rentabilidade diária destes sites. Com a queda abrupta nas receitas, estima-se que o site pirata médio gere apenas cerca de 8,29 euros por dia com visitantes da UE. Mesmo a nível global, a receita média diária ronda os 91 euros, valores que sugerem que o modelo de negócio baseado apenas em publicidade está a tornar-se insustentável para a maioria destes operadores.

Apesar de empresas como a Google e outras redes de publicidade terem aderido a iniciativas para limpar este ecossistema, os dados mostram que a vigilância constante é necessária para evitar que as grandes marcas continuem a financiar, mesmo que involuntariamente, a pirataria online.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech