
A Direção-Geral do Consumidor (DGC) emitiu um alerta de segurança importante para os proprietários de automóveis da marca alemã BMW em Portugal. A notificação, que surge no âmbito do sistema europeu Safety Gate, aponta para uma falha crítica no sistema de airbags de vários modelos produzidos entre 2008 e 2010, obrigando a uma campanha de recolha para a substituição de componentes.
O problema identificado está relacionado com o envelhecimento dos materiais pirotécnicos, uma situação que coloca em risco a integridade física dos ocupantes em caso de acidente.
Falha no gerador de gás pode causar ferimentos graves
O foco desta campanha técnica reside no gerador de gás integrado no airbag do condutor. De acordo com as informações transmitidas pela DGC, o passar dos anos pode provocar alterações na estabilidade química deste componente.
Caso ocorra um acidente que desencadeie a ativação do airbag, existe o risco de o gerador de gás não funcionar como previsto, acabando por rebentar devido a uma pressão interna excessiva. Esta rutura pode projetar fragmentos de metal para o interior do habitáculo, atingindo o condutor e os passageiros e causando ferimentos potencialmente graves.
As autoridades indicam que estes veículos deixaram de estar em conformidade com os regulamentos de homologação e segurança exigidos para a circulação, motivo pelo qual a intervenção técnica é obrigatória. O código oficial desta campanha de recolha é o 0032670300.
Quais são os modelos afetados?
A campanha abrange um conjunto específico de veículos ligeiros de passageiros produzidos num intervalo de dois anos, mais concretamente entre 1 de janeiro de 2008 e 30 de dezembro de 2010.
Os proprietários devem estar atentos aos seguintes modelos da BMW incluídos neste alerta:
Série 1
Série 3 (incluindo a versão desportiva M3)
X1
X3
Esta ação de segurança segue as medidas já adotadas no país de origem do fabricante, a Alemanha, onde a recolha junto dos utilizadores finais já foi iniciada. A DGC, enquanto ponto de contacto nacional para o Safety Gate, encaminhou a notificação para as autoridades de fiscalização do mercado em Portugal para garantir que os procedimentos de segurança são cumpridos.
Recomenda-se aos proprietários destes modelos que verifiquem junto da marca se a sua viatura está abrangida por esta ação de chamada, procedendo ao agendamento da reparação o mais brevemente possível para garantir a segurança a bordo.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!