1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados » Amazon reorganiza divisão de IA e nomeia novo líder para acelerar desenvolvimento da AGI
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Amazon reorganiza divisão de IA e nomeia novo líder para acelerar desenvolvimento da AGI em Qua 17 Dez 2025 - 21:26

DJPRMF

amazon logo da empresa

A Amazon está a realizar mudanças profundas na sua estrutura de liderança para tentar recuperar terreno no competitivo mercado da inteligência artificial. Segundo um comunicado enviado pelo CEO Andy Jassy esta quarta-feira, Rohit Prasad, o atual responsável pela área de Inteligência Artificial Geral (AGI), deixará a empresa em 2026. A saída acontece num momento que Jassy descreve como um "ponto de inflexão" no desenvolvimento tecnológico da gigante norte-americana.

Nova estrutura unificada sob a liderança de Peter DeSantis

Para liderar esta nova fase, a empresa nomeou Peter DeSantis, um veterano com três décadas de casa e atual vice-presidente sénior na AWS. DeSantis vai comandar uma divisão recém-criada que terá como foco unificar os esforços nos modelos de IA mais avançados, no desenvolvimento de chips próprios e na computação quântica. Paralelamente, o reconhecido investigador Pieter Abbeel assumirá a liderança da equipa de investigação de modelos de fronteira.

Esta reorganização visa dar uma resposta mais ágil e integrada, num período em que a perceção pública é de que a Amazon tem tido dificuldades em acompanhar o ritmo imposto por rivais como a Google, a Microsoft ou a OpenAI. De acordo com Jassy, o foco unificado nestas tecnologias estratégicas coloca a empresa numa posição privilegiada para entregar capacidades significativas aos seus clientes.

A visão de Rohit Prasad e os desafios da Alexa

Rohit Prasad, que entrou na companhia em 2013, foi uma figura central na evolução da assistente de voz Alexa e, mais recentemente, supervisionou o lançamento da família de modelos Nova 2. Apesar de estes modelos estarem atrás de alguns concorrentes em tabelas de desempenho, Prasad defendeu recentemente que os atuais benchmarks de mercado são "ruidosos" e não refletem o verdadeiro poder dos modelos de inteligência artificial.

A saída de Prasad ocorre também num momento em que a assistente Alexa enfrenta desafios significativos. A prometida renovação da assistente, que deveria ser potenciada por novas ferramentas de inteligência artificial, tem sofrido diversos atrasos e ainda não apresenta o desempenho esperado pela empresa. Com a nova liderança, a Amazon espera agora inverter este cenário e consolidar a sua posição na vanguarda da revolução tecnológica.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech