1. TugaTech » Software » Noticias de Software » Rainbow Six Siege sofre ataque massivo: Hackers distribuem moedas e desbloqueiam skins
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

  

Opções



Mensagens anteriores

Rainbow Six Siege sofre ataque massivo: Hackers distribuem moedas e desbloqueiam skins em Dom 28 Dez 2025 - 7:42

DJPRMF

Rainbow Six Siege

A Ubisoft enfrentou um fim de semana caótico com o seu popular jogo de tiro tático, Rainbow Six Siege, após uma falha de segurança grave ter permitido a piratas informáticos manipular os sistemas internos do jogo. O ataque resultou numa distribuição descontrolada de moeda premium e no desbloqueio indevido de conteúdos cosméticos para milhares de contas.

O incidente, que começou a ser notado no sábado, permitiu que os atacantes abusassem das ferramentas de administração do jogo. Segundo relatos de utilizadores e capturas de ecrã partilhadas nas redes sociais, os hackers conseguiram banir e remover banimentos de jogadores à sua vontade, bem como exibir mensagens falsas na barra de notificações de banimentos do jogo.

Chuva de créditos e itens desbloqueados

A faceta mais visível deste ataque foi a injeção de recursos nas contas dos jogadores. Os hackers conseguiram conceder, a praticamente todos os utilizadores online, cerca de 2 mil milhões de Créditos R6 e Renown. Tendo em conta o preço oficial na loja da Ubisoft, onde 15.000 créditos custam cerca de 100 dólares, o valor virtual distribuído gratuitamente ascende a mais de 13 milhões de dólares (aproximadamente 12,5 milhões de euros).

Além da moeda, o ataque desbloqueou todos os itens cosméticos do jogo, incluindo "skins" que deveriam ser exclusivas para os programadores da Ubisoft.

Resposta da Ubisoft e encerramento de servidores

A equipa de desenvolvimento reagiu rapidamente. Através da conta oficial no X (antigo Twitter), a empresa emitiu uma confirmação oficial de que estava ciente do problema e a trabalhar numa resolução.

Pouco tempo depois, a Ubisoft tomou a decisão drástica de encerrar temporariamente os servidores do Rainbow Six Siege e o seu Marketplace para conter os danos. Em comunicado, a empresa esclareceu que os jogadores não seriam penalizados por gastarem os créditos recebidos indevidamente, mas que seria realizado um "rollback" (reversão) de todas as transações.

Numa atualização posterior, a Ubisoft confirmou que o estado do jogo seria revertido para o ponto em que se encontrava às 11:00 AM UTC de sábado, anulando efetivamente as alterações feitas pelos hackers. A empresa também esclareceu que as mensagens estranhas vistas no "ticker" de banimentos não foram geradas pelos seus sistemas.

Suspeitas de falha no MongoDB

Embora a Ubisoft não tenha divulgado detalhes técnicos sobre a origem da brecha, circulam rumores de que o ataque pode estar relacionado com uma vulnerabilidade crítica em infraestruturas de dados. Informações não verificadas, partilhadas pelo grupo de investigação VX-Underground, sugerem que os atacantes podem ter explorado uma falha recente conhecida como "MongoBleed" (rastreada como CVE-2025-14847).

Esta vulnerabilidade no MongoDB permite que atacantes remotos e sem autenticação extraiam informações da memória de instâncias expostas, o que poderia ter dado acesso a credenciais e chaves de autenticação da Ubisoft.

Existem ainda relatos não confirmados de que outros grupos de ameaça poderão ter aproveitado a mesma falha para aceder a repositórios de código fonte e dados de utilizadores, embora não existam provas públicas que confirmem uma violação de dados mais ampla para além da manipulação do jogo.

Até ao momento, os servidores permanecem instáveis enquanto a equipa trabalha para restaurar a normalidade total dos serviços.



  As mensagens apresentadas em cima não são actualizadas automaticamente pelo que se uma nova mensagem for colocada enquanto se encontra nesta página, não irá aparecer na lista em cima.


Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech