1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Qemu

O mundo da virtualização open-source recebeu hoje uma novidade de peso com a chegada do QEMU 10.2. Esta nova versão estável do popular emulador de máquinas e software de virtualização surge apenas quatro meses após o lançamento da versão 10.1, trazendo consigo um conjunto robusto de funcionalidades orientadas para a emulação de próxima geração e melhorias significativas na gestão de recursos.

Atualizações em tempo real e eficiência

Um dos grandes destaques desta versão é a introdução do suporte para atualizações "live" (ao vivo) através do novo modo de migração denominado ‘cpr-exec’. Esta funcionalidade promete ser uma mais-valia para administradores de sistemas, permitindo reduzir o uso de recursos durante a atualização de máquinas virtuais. Além disso, o sistema oferece agora o potencial para reutilizar estados e conexões existentes ao longo de todo o processo de atualização, minimizando interrupções.

No campo do desempenho técnico, o QEMU 10.2 promete ganhos de velocidade ao alternar para o io_uring no loop principal do emulador. Outra novidade relevante é o suporte para sistemas de ficheiros partilhados 9pfs em anfitriões FreeBSD, bem como a introdução do suporte à emulação de RPMB (Replay Protected Memory Block) para o modelo de dispositivo eMMC.

Novidades nas arquiteturas e requisitos técnicos

A atualização abrange um vasto leque de arquiteturas de hardware. Para sistemas ARM, foi introduzido o suporte para o novo modelo de placa ‘amd-versal2-virt’, juntamente com melhorias nas placas ‘AST2600’, ‘AST2700’, ‘AST1030’ e ‘xlnx-zynqmp’. Foram ainda adicionadas várias funcionalidades de CPU, incluindo FEAT_SCTLR2 e FEAT_GCS.

Os entusiastas de arquiteturas mais clássicas ou específicas também têm motivos para celebrar. A arquitetura HPPA recebeu suporte de emulação para a workstation HP 715/64, além do controlador SCSI NCR 53c710. Já para PowerPC, destaca-se o suporte para máquinas e CPUs PowerNV11 e PPE42. As arquiteturas RISC-V receberam inúmeras correções de emulação, enquanto a s390x beneficia de melhorias de desempenho em virtio-pci.

É importante notar que, a nível de desenvolvimento, a versão mínima suportada da linguagem Rust é agora a 1.83. Os programadores indicam que esta versão está disponível nas distribuições Linux mais populares, como o Debian Bookworm (via pacote rustc-web) e anfitriões Ubuntu 22.04 e 24.04 LTS.

Para os interessados em explorar todas as alterações técnicas ou compilar o software a partir do código-fonte, o download já se encontra disponível no site oficial. Caso contrário, os utilizadores poderão aguardar pela chegada da nova versão aos repositórios estáveis da sua distribuição favorita.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech