1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

A Marvell anunciou um novo CPU ARM com três núcleos, que opera a uma velocidade de 1,5 GHz.

O Marvell ARMADA 628 é um Sistem-on-a-Chip (SoC) destinado a smartphones e tablets, com uma velocidade de 1,5 GHz e três unidades de processamento. Este SoC é capaz de processar duas fontes de vídeo 1080p e 200 milhões de triângulos por segundo.

Dos três processadores do Armada 628, dois são de alto desempenho e o terceiro está otimizado para um baixo consumo energético. A Marvel diz que esta abordagem resulta num consumo menor, já que os CPUs de alto rendimento só são usados quando necessário. De acordo com a empresa, esta solução permite obter uma autonomia de dez horas a ler vídeo 1080p ou 140 horas de música com uma carga.

Este SoC inclui, ainda, conectividade USB 3.0 e é compatível com RIM OS, Android, Linux, Windows Mobile suporta Adobe Flash.
Fonte: Exame Informática




Comentário antigo:
avatar

Mensagem em Sex 24 Set 2010 - 14:50 por Mk pt

Em teoria é interessante.. Dois cores com 'power' e um terceiro fraquito mas que gaste pouco.

Falta ver é a implementação do mesmo, para perceber como funciona esta gestão entre cores com capacidade e economia de energia com o 3º core de baixo consumo.
Não sei bem como funciona o SO Rim/BlackBerry nem o Windows Mobile 7 mas no Android [que deriva do Linux'] as apps nunca devem ser desligadas, sendo o SO que determina as aplicações 'abertas' em background para gerir a memória e capacidade de processamento dísponível. Ora isto faz com que estando um smartphone/tablet em 'completo' idle seja capaz de se aguentar com um core fraco/poucos mhz, mas numa utilização pouco exigente [ouvir música, abrir uma app 'simples', fechar outra,] esteja sempre processos a correr sobre cpu e memória..
Ora, também não se justifica ter um dual-core à carga só para ter o player de música a tocar ou, então, usar uma app simples e ter dual core a 'bombar'..

Como disse em teoria é interessante, falta ver a implementação do mesmo. E apesar de dizer que é compatível com Android, para o aproveitamento dos três cores com boa gestão de energia é provável que o SO tenha que levar uma revisão no Kernel..





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech