1. TugaTech » Hardware » Análises, Dicas e Artigos sobre Hardware

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

 O acesso à Internet de banda larga móvel tem vindo, nos últimos tempos, a conseguir cativar cada vez mais adeptos. Existem muitas situações que podem servir de incentivo a este tipo de ligação à Internet, por exemplo, dificuldade no local de utilização de se ligar em banda larga em virtude de não ser possível dispor de um serviço de Internet fixa (Meo; Zon; Sapo, CaboVisão, etc...) ou então porque o utilizador precisa apenas de adquirir uma Banda Larga Móvel, sem compromissos, que lhe permite em qualquer altura poder levar junto com o seu portátil para qualquer ponto do país e poder continuar a aceder ao universo dos três w's...

Com base neste último exemplo, tivemos acesso a uma placa de banda larga móvel da TMN com um sistema Pré-Pago, ou seja, com um saldo de 10€ que equivalem a 10 horas de utilização e que apenas têm como obrigatoriedade o seu consumo no prazo máximo de seis meses.


O modelo que chegou à redacção da WinTech foi a Huawei E1750. Esta placa permite obter velocidades de download que podem atingir os 7,2 Mb e de upload os 5,76 Mb. No entanto, e face aos limites impostos pela TMN neste tipo de solução e de tarifário, ficámos condicionados a 1 Mbps que, pensamos, é manifestamente pouca velocidade nos dias que correm e quando comparado com outros planos tarifários e ao que a placa, neste caso, permite.

Para além disso, inclui um slot de cartão de memória microSD que pode transformar esta pen de Banda Larga num disco amovível com capacidade máxima até 8 GB, dependendo apenas do cartão de memória que lá se coloque...

Conteúdo da Embalagem

Quando abrimos a embalagem desta Huawei E1750 encontramos a placa da Huawei, um cabo de extensão USB, um cartão com 10€ em comunicações de dados, um guia de instalação rápida e o manual do serviço contratado.


Instalação

O cartão de dados já vem colocado no equipamento, logo, o trabalho, quiçá, mais difícil está feito. Assim, e face a isto, basta colocar a pen na porta USB e dar inicio à instalação.

Assim que colocamos a pen na porta USB, o equipamento é desde logo reconhecido e instalado. No nosso caso, usámos o Windows 7 Ultimate (x86) como sistema operativo base num computador portátil. Feito isto é iniciado o processo de instalação da aplicação que permite efectuar a gestão do trafego da internet, os custos associados e o tempo de utilização disponivel.

Somos confrontados com uma janela que requer a validação do administrador para continuar com a instalação do software. Neste caso deve ser aceite o pedido para a execução do processo.

O processo de instalação deveria ter iniciado automaticamente; no nosso caso tal não veio a acontecer. Tivemos de recorrer ao "Meu Computador" e voltar a seleccionar a drive "Software TMN".

Uma vez efectuado o duplo-clique na drive inicia-se o processo de instalação. Passado alguns momentos aparece primeira janela onde somos convidados a seleccionar o idioma : Inglês ou Português.


A instalação é muito ao estilo do "Seguinte > Seguinte > Seguinte". São de facto alguns passos (poucos) até que seja finalizada.
Após o software ser instalado, o sistema continua a instalação, mas desta vez, do hardware.

 




Poucos segundos depois a aplicação da TMN carrega-se, solicitando desde logo a introdução do código PIN que permitirá aceder de imediato à Internet. Uma vez introduzido, basta agora carregar no botão Ligar para que seja efectuada a comunicação de dados de seguida.

Software TMN

Em relação ao software apresentado pela TMN, podemos dizer que a simplicidade é a nota dominante.

Este software está dividido em cinco "blocos" : Ligação; Internet; Estatisticas; SMS e Contactos.

-- Ligação
Nesta opção da aplicação, surge apenas o botão de "Ligar" ou "Desligar". Portanto, e tal como já dissemos, mais simples não há.

 
-- Internet
Nesta opção e assim que se clica nela é aberto o browser predefinido do sistema.
 
-- Estatisticas
Aqui são apresentados os dados referentes à utilização do produto, desde os consumos diários, mensais, anuais, velocidades de download, velocidades de upload, etc...No entanto, assinalamos uma falha muito grande por parte da TMN, pois neste plano tarifário deveria de existir uma opção no software que permitisse controlar o tempo gasto / consumido de forma a facilitar a vida ao utilizador e assim saber quanto efectivamente tem disponivel para consumir e quanto consumiu...Uma falha, no nosso ver, um tanto ou quanto grave.
 
 
 
-- SMS
Aqui é oferecida a possibilidade de usar a banda larga para se proceder ao envio e recepcção de mensagens curtas SMS. Mais uma vez, a simplicidade salta à vista.
 
 
 -- Contactos
Local onde podem ser colocados/adicionados contactos no cartão SIM. Não será, do nosso ponto de vista, uma opção muito interessante (embora ela se encontre lá presente).
 
 
Teste à Velocidade

Para testar as velocidades de ligação, recorremos a dois serviços : Beltronica e ao SpeedMeter. Em ambos os testes efectuados verifica-se que este tipo de solução não será o ideal para fazer grandes downloads, pois as velocidades obtidas são muito abaixo do que é prometido pelo ISP e serem, por isso, apenas indicadas para quem pretende navegar em alguns sites, ver uns e-mails e comunicar via MSN.
 
 
 
 
Conclusão

Para concluir, podemos dizer que nos testes que efectuámos e em locais completamente distintos: no litoral, numa zona periférica à capital e no interior (perto de Castelo Branco). Os resultados foram bastante satisfatórios. Não houve quaisquer problemas de ligação, a cobertura revelou-se boa e suficiente para garantir uma boa navegação e fiabilidade e sem quebras. A velocidade obtida e segundo os testes que executámos mostrou-se que fica abaixo do que é prometido pelo ISP, ou seja, abaixo dos 2 Mbps.

Assinalamos apenas (e face aos resultados obtidos) o facto do software, e sendo este produto Pré-Pago, não dar informação de forma conveniente ao utilizador, ou seja, não apresenta os dados estatísticos de quantos minutos / horas foram consumidos. Uma falha, como já dissemos, algo grave ainda para mais numa solução de acesso à Internet com este tipo de especificações.

Pontos Positivos :
* Facilidade de Instalação
* Cobertura

Pontos Negativos :
* Software Não Apresenta Tempo Consumido







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech