Vamos a ver se consigo explicar-lhe de forma a que compreenda (alguma duvida diga )
Tudo depende do que está exatamente a ser requerido. Ou seja,tudo depende do seu código.
Colocando de forma mais "exemplificativa", tanto pode possuir um código que, a cada requisição, utilize 5% do processador como outro mais optimizado que apenas utilize 1%. (isto, obviamente, são valores exemplificativos, não o "real").
Esse ponto agora depende exactamente do seu script/código.
Isso não quer dizer que um serviço de alojamento partilhado não seja suficiente para o que pretende, mas se o seu código, em cada requisição, necessita de recursos elevados do ponto de vista de um alojamento partilhado, então com o evoluir do numero de utilizadores, e do numero de requisições, irá facilmente atingir certos limites na utilização dos recursos, visto que estes são partilhados entre todos os clientes nesses servidores.
Mas isto tudo depende do que necessita exactamente.
Veja o exemplo: digamos que cada requisição do seu código necessita de 1MB de RAM e que, em média, o seu site possui 100 utilizadores online. Somente para as requisições que pretende: 1MB x 100 utilizadores= 100MB.
Agora vejamos o mesmo exemplo para 1000 utilizadores: 1MB x 1000 utilizadores= 1000MB = 1GB
Isto é apenas um exemplo, pois a requisição pode necessitar de muita mais ram. E não estamos a entrar em mais confusões ao incluir ainda o processamento necessário para cada dessas requisições e outros fatores para a utilização regular do proprio website e restantes funcionalidades.
Se realmente espera ter um volume bastante elevado de utilizadores (algo que, neste ponto, será mais para algo bastante avançado e não propriamente o seu caso), até pode necessitar de mais do que um servidor dedicado.
Acho que está a fazer alguma "confusão" ao incluir o Facebook na equação. O Facebook não é gerido apenas num ou noutro servidor dedicado.
A rede social (penso que de acordo com as ultimas estimativas, pois não existem dados totalmente oficiais) possui quase 180000 servidores dedicados de ultima geração, com componentes de topo (leia-se processadores, discos,ram,etc).
Possuem datacenters completamente dedicados única e exclusivamente à rede social e espalhados por todo o mundo.
E estes valores estão constantemente a subir! A estimativa que referi penso que era datada de 2012/inícios de 2013. Diariamente são adicionados mais servidores! Não me admirava que o Facebook possui-se atualmente 250.000 ou mais servidores disponíveis (e em continuo crescimento) !
Estar a comparar as suas necessidades, enquanto um utilizador ou mesmo uma empresa, com as necessidades do Facebook, nesta perspectiva, não é muito correcto...