Pelo que refere, penso que está a "destronar" outros componentes que são bem mais importantes, nomeadamente o processador e a RAM.
É certo que a motherboard e a placa gráfica são igualmente essenciais, mas para a capacidade de processamento que pretende é bem mais importante (alias, essenciais) o processador e a RAM do sistema.
Alias, a nível dos programas abertos em simultâneo, a gráfica ou a motherboard não ajudam em nada... Esse será a área do processador em conjunto com a RAM (processamento). A gráfica não tem qualquer impacto na capacidade de utilizar programas em simultâneo (pelo menos de forma directa). Esta é apenas utilizada a nível gráfico...
Uma boa motherboard entre 100 e 150 euros, em conjunto com uma boa placa gráfica de 200-300 euros será mais do que suficiente. A fatia maior do orçamento deveria ser aplicada no processador...
Isto a menos que já possua o processador ou um orçamento externo para este. Mas note igualmente que não adianta colocar uma grafica e motherboard "de topo" se depois acaba com um processador "mínimo" para o que pretende.
Neste sentido, e tendo em conta igualmente a pergunta 5 do formulário que preencheu, já possui algum sistema atualmente ou o sistema onde irá montar os novos componentes? E, se sim, quais são as configurações do mesmo..