1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

malware

 

Foi recentemente descoberto um novo malware para o sistema iOS, que pode afectar todos os utilizadores de equipamentos com este sistema.

 

Segundo revela a empresa de segurança TrendMicro, o malware foi apelidado de “Xagent”, sendo capaz de roubar vários dados dos equipamentos, nomeadamente contactos, mensagens fotos e várias informações pessoais. O malware afeta tanto as versões oficiais do iOS como as que tenham sido alvo de jailbreak.

 

No iOS 7 e anteriores, o Xagent permanece oculto no sistema, sendo que, caso o seu processo seja parado, o equipamento apenas reinicia. Este processo volta a reativar o malware, sendo, portanto, impossível a sua remoção direta.

 

No caso do iOS 8 já são identificados alguns detalhes anormais no sistema, como a presença de um ícone de uma aplicação desconhecida no ecrã de início. Neste caso, quando o serviço associado ao malware é parado, o sistema não reinicia mas, da mesma forma, ainda se desconhece como se pode proceder à remoção do mesmo.

 

O malware encontra-se a ser difundido sobretudo sobre páginas de phishing. A empresa de segurança revela que, para este ser instalado no sistema, o utilizador deve antes confirmar vários avisos do próprio iOS que alertam para o perigo da instalação. Após ser instalado, a aplicação comporta-se como um leitor de emails regular.

 

Até ao momento a Apple ainda não comentou oficialmente este caso.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech