1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.



O Facebook voltou este fim-de-semana a estar debaixo de fogo, após novas denúncias que questionam a segurança da plataforma e a sua capacidade para garantir a privacidade dos utilizadores. A notícia com mais impacto surgiu no The Wall Street Journal, que denuncia a existência de uma falha que durante meses terá permitido aos fabricantes de aplicações residentes na plataforma partilharem com outras empresas dados dos utilizadores, ainda que classificados como confidenciais.

O Farmville, com 59 milhões de utilizadores, Texas HoldEm Poker ou Frontier Ville são algumas das aplicações cujos responsáveis terão tirarado partido da possibilidade de partilhar com empresas de publicidade ou de pesquisa, os dados dos utilizadores da rede social.

Para fazê-lo as empresas usaram o Facebook ID, um código que identifica cada utilizador na rede social e que, uma vez usado numa pesquisa realizada a partir de um browser, expõe dados que vão para além das informações definidas como de acesso público. Entre estas podem estar idade, morada, profissão, fotografias ou dados sobre a lista de amigos.

De sublinhar que 70 por cento dos utilizadores da rede social usam, pelo menos uma vez por mês, alguma das aplicações disponibilizadas no serviço pela vasta rede de parceiros para o efeito.

De acordo com o diário, a informação terá chegado a, pelo menos, 25 empresas. Um porta-voz do Facebook já comentou o caso, garantindo que a empresa está a tomar medidas para reforçar, mais uma vez, os mecanismos de segurança e privacidade de informação do site.

Na Alemanha, uma outra notícia também aponta para uma falha de segurança na rede social mais popular do mundo, com mais de 500 milhões de utilizadores.

O Frankfurter Allgmeine Sonntagszeitung reportou a existência de uma falha que permite a um novo membro do serviço usar um endereço de email de outro utilizador para conseguir ter acesso a toda a sua lista de contactos.

A denúncia mereceu de imediato uma reacção das autoridades alemãs que consideraram a possibilidade uma falta de respeito pela privacidade dos membros da rede, acrescentando que estão atentos a estas situações e pretendem garantir mecanismos para minimizar o seu efeito.


Sapo TEK







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech