Caro Johny,
Talvez isto o ajude a esclarecer as dúvidas:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Certified_Professional
https://pt.wikipedia.org/wiki/Administrador_de_rede
Sem o querer desencorajar mas....
Nesta áreas não basta ter só um certificado para arranjar emprego, é preciso sim, ter múltiplas certificações e muita experiência profissional. Portanto não faz sentido resumir a questão a, faço esta certificação ou aquela curso, porque em princípio vais ter de fazer vários, começando pelas certificações da Cisco e pelas da Microsoft (que são várias, essenciais e caríssimas, ). Isto claro, partindo do princípio que esteja a levar isto mesmo a sério.
Mas antes de gastar o seu dinheiro em certificações e “cursos”, que ao fim de alguns anos (poucos) já não valem rigorosamente nada, veja este vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=4zSJxuZU8tU
e este canal: https://www.youtube.com/channel/UCD4EOyXKjfDUhCI6jlOZZYQ
E atenção a esse mito de que os empregos ligados às tecnologias tem "muitas saídas", porque a realidade é bem mais negra do que pensam. Conheço informáticos a trabalhar em call centers e supermercados. E conheço tipos que só frequentaram o curso de informática e que nem têm tempo para se “coçar” com o volume de trabalho que têm.
Qual é fator diferenciador? Experiência profissional.
E para quem quer ser programador: Portfólio, Portfólio Portfólio!
Agora, se for perseverante, autodidata, e estiver preparado para gastar umas valentes massas em certificações e cursos, e se tiver espírito empreendedor (porque o dinheiro nesta área não está em trabalhar por conta de outros, ao contrário do que algumas pessoas pensam) então aí sim, esta área pode ser muito boa!
Caso contrário (e não me leve a mal), prepare-se para ser mais um certificado desempregado num oceano de “certificados”, e tendo em conta que não tem curso universitário na área, nem experiência na área, já vai partir com uma enorme desvantagem face à concorrência que é muita.
Só um aviso, mas....
Boa sorte!