1. TugaTech » Hardware » Análises, Dicas e Artigos sobre Hardware

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Analise Umi Rome X

 

A marca Umi pode não possuir a mesma popularidade no mercado nacional que a Samsung ou a Apple, no entanto ainda é capaz de fornecer equipamentos de elevada qualidade e, o mais importante, a preços bastante acessíveis. O Umi Rome X é um excelente exemplo disso.

 

Prometendo um desempenho elevado a um preço reduzido, o Umi Rome X trata-se de um modelo mais simples da linha Rome, mas mantendo o mesmo design premium que se encontra no seu “irmão”.

O preço será, sem dúvida, o principal atrativo, estando disponível por menos de 70 euros já com os portes contabilizados.

 

Vamos começar por realizar uma análise superficial ao mesmo.

 

> Design

 

Logo de imediato, podemos verificar grandes semelhanças entre o Rome X e equipamentos como o Samsung Galaxy S6. O design é praticamente idêntico, apenas com subtis alterações.

Conforme se pode verificar nas imagens, o equipamento possui uma estrutura em metal, o que garante uma maior resistência e proteção do próprio equipamento.

 

umi rome x

 

Na parte frontal encontramos o ecrã de 5.5 polegadas LTPS, de resolução 1280 x 720 pixels (267 dpi). Temos ainda visíveis os tradicionais botões do sistema Android, a câmara frontal de 2MP e, uma boa adição para quem pretenda a “selfie perfeita”, um pequeno flash frontal.

Este modelo de teste possuía ainda uma pequena pelicula plástica de proteção, aplicada já de fábrica. Não teremos a certeza se os modelos finais irão possuir esta, no entanto será possível a sua remoção sem problemas de maior.

 

umi rome x

 

A adição do flash frontal permite retirar fotos mesmo em ambientes mais escuros. Poderá também ser utilizado de forma permanente, o que permite que mantenha a luz ligada, por exemplo, durante a gravação de um vídeo. A câmara de 2MP não é propriamente excelente, mas é mais do que suficiente para as tradicionais fotos e vídeos frontais.

 

Na parte inferior encontramos os Speakers e a entrada Micro-USB, e na parte superior temos a tradicional entrada dos headphones.

 

fundo rome x

 

A nível da lateral, podemos verificar que o equipamento é relativamente fino, contando apenas com uma espessura de 7.9mm. A câmara traseira, porém, fica um pouco saliente na superficie.

 

rome x

topo rome x

 

Na parte posterior encontramos então a câmara de 13MP, com sensor Sony IMX179, e um duplo flash LED. Novamente, não se trata de uma câmara excelente, mas é mais do que suficiente para fotografias e vídeos pessoais com boa qualidade.

 

rome x traseira

rome x traseira

 

A capa traseira pode ser retirada, para permitir o acesso interno ao equipamento.

Notamos uma cerca fragilidade nesta capa. Ao contrário da restante estrutura, a mesma é produzida num material plástico maleável, que pode ser facilmente danificado caso não se tenha cuidado na abertura do equipamento. Porém, possui o benefício de a poder substituir por outra, se necessário, através da compra de capas.

O material plástico da mesma também deixa um pouco de impressões digitais.

 

interior rome x

 

No interior do equipamento temos acesso ao sistema de cartões MicroSD e Micro-SIM. Como se trata de um equipamento Dual-Sim poderão ser utilizados dois cartões em simultâneo.

 

interior sim e microsd rome x

 

Destaque ainda para a bateria removível de 2500 mAh, que permite uma autonomia razoável para uma utilização diária do equipamento.

Ainda neste tema, de referir que o equipamento vem em conjunto com um carregador simples USB e o respetivo cabo micro usb.

 

bateria rome x

 

Este modelo possuía ainda como extra uma pequena película protetora, no entanto não teremos certeza se esta virá com as compras finais dos utilizadores, ou se seria apenas um extra para este equipamento de teste.

 

rome x pelicula protectora

 

Algo que não se encontra visível do exterior são os componentes internos. E aqui o Umi Rome X conta com um SoC MediaTek MT6580, um quad-core a 1.30 GHz, 1 GB de RAM e 8GB de armazenamento interno. O sistema operativo será o Android Lollipop (v 5.1.1), embora deva receber a atualização para o Android 6.0 no futuro.

 

> Sistema

Conforme anteriormente referido, o sistema operativo trata-se do Android Lollipop 5.1.1. A Umi garante que irá disponibilizar a atualização para o Android 6.0 mas, até à realização desta análise, isso ainda não tinha ocorrido.

 

rome x android

 

Esta versão do Android foi ligeiramente personalizada pela Umi, sendo que conta com algumas melhorias em relação ao Android Nativo da Google.

Um dos destaques encontra-se na funcionalidade “MiraVision”, que permite adaptar o contraste e cor da imagem no ecrã. O utilizador poderá selecionar entre diferentes perfis para melhorar o contraste do ecrã e, consequentemente, a qualidade da imagem apresentada.

 

miravison rome x

rome x miravision

 

Destaque ainda para um conjunto de atalhos que poderão ser realizados diretamente do ecrã de Stand-by. A título de exemplo, além do tradicional duplo toque para despertar o ecrã, é ainda possível aceder à câmara rapidamente, desenhando um “C” no ecrã (poderá verificar a funcionalidade em funcionamento no vídeo da review).

 

atalhos android rome x

 

Um ponto negativo que verificamos neste modelo encontra-se, porém, no espaço de armazenamento que o mesmo anuncia e o que efetivamente apresenta.

O equipamento encontra-se marcado com tendo 8GB de armazenamento interno, porém, no equipamento que recebemos para este teste, não conseguimos verificar mais do que aproximadamente 5 GB (4.95GB para sermos exatos).

 

rome x android armazenamento

 

De sublinhar que o modelo testado pelo TugaTech trata-se de um equipamento de teste, mas que será em tudo similar ao modelo final no mercado. Não conseguimos verificar exatamente o motivo desta diminuição, assim como se a mesma estará presente nos equipamentos finais, no entanto é importante sublinhar que é possível utilizar cartões MicroSD até 64GB.

 

Avançado, deixamos em seguida algumas imagens retiradas pelo CPU-Z, que permitem confirmar o processador e RAM do equipamento, assim como a temperatura durante uma utilização regular:

cpuz rome x

cpuz android rome x

rome x cpuz temepratura

 

> Benchmarks

Para um equipamento deste tipo, não estaríamos a esperar resultados bastante elevados nos testes de benchmark. Porém, tendo em conta a relação preço/desempenho, obtemos valores respeitáveis para um equipamento deste tipo.

 

AnTuTu:

antutu rome x

 

Quadrant Standard:

rome x quadrant

 

Estes demonstram que o equipamento será mais do que suficiente para quem procure um smartphone para o dia-a-dia, assim como para quem costume jogar alguns títulos simples, sobretudo tendo em conta que se trata de um equipamento de 70 euros.

 

> Final

Em resumo, a Umi Rome X oferece um desempenho aceitável para a maioria dos utilizadores, com um design premium e a um preço bastante competitivo.

Será um equipamento perfeito para quem o pretenda utilizar no dia a dia, em que não necessite de realizar tarefas elaboradas ou jogar jogos pesados. E o preço certamente que o fará atrair se estiver a pensar em poupar.

 

Caso tenha interesse em adquirir o Umi Rome X, poderá realizar a encomenda a partir do parceiro do TugaTech “Antelife”, diretamente neste link.

 

selo aprovação

 







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech