1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.



Um comité do senado norte-americano aprovou um projecto-Lei para combater a pirataria e a falsificação online que prevê o encerramento de sites de download não autorizado de conteúdos, através do bloqueio de domínios.

Este bloqueio será feito com recurso a uma ordem judicial, solicitada pelo Departamento de Justiça norte-americano , contra o nome de domínio dos sites que disponibilizem ficheiros de software, filmes ou música, entre outros, protegidos por copyright, ou que vendam produtos falsificados, desde ténis a produtos farmaceuticos.

Conseguida a ordem judicial, o DOJ poderá bloquear o acesso a qualquer site ao exigir às entidades responsáveis pelo registo de domínios que suspendam o nome de domínio em questão.

Um outro aspecto polémico é a possibilidade de obrigar as empresas norte-americanas - clientes publicitários, fornecedores de acesso, empresas de pagamentos online - a deixarem de se relacionar comercialmente com os sites em questão, se estes estiverem alojados fora do país.

Segundo a imprensa norte-americana, a lei tem agora de passar pelo Senado, devendo ser votada na generalidade antes do final do ano, para depois chegar ao Congresso.

O projecto-lei, aprovado por unanimidade, conta com o apoio das grandes produtoras de Hollywood e da Câmara do Comércio daquele país, sendo criticada pela Electronic Frontier Foundation, que alega que a norma supõe a censura da Internet e pode prejudicar a credibilidade dos Estados Unidos como responsável pela gestão do sistema mundial de nomes de domínio.

Sapo TEK







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech