1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

ransomware

 

Ainda no passado mês de Maio um ataque em larga escala de ransomware levou a vários problemas em várias entidades, e durante o dia de ontem (27/03), uma nova variante começou a ser distribuída por milhares de computadores em toda a Europa.

 

Este novo ataque em larga escala encontra-se baseado numa nova variante do Petya, sendo que não aparenta ter um alvo em concreto. O malware tenta infectar o máximo de computadores possíveis através da analise de vulnerabilidades nas redes ou nos próprios sistemas. Uma vez conseguido o acesso, este começa o processo de encriptação dos dados e tenta proceder a uma replicação para outros sistemas.

 

Várias empresas tiveram os seus sistemas bloqueados devido ao ataque, sendo que alguns relatos apontam mesmo que, caso seja realizado o pagamento, os autores do ataque não procedem com o desbloqueio dos dados.

Até ao momento os relatos partem tanto de utilizadores individuais como de empresas. Algumas entidades procederam a um “bloqueio” total da sua rede, desligando o máximo de sistemas possíveis para evitar a replicação e perda de dados.

 

De relembrar que, no passado mês de Maio, um outro ataque em larga escala de ransomware infetou mais de 300 mil sistema em todo o mundo, sendo baseado numa variante do conhecido WannaCrypt.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech