1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

Windows 10

 

A Microsoft disponibilizou recentemente a nova Fall Creators Update para o Windows 10. Esta nova versão conta com diversas novas funcionalidades e certamente que será recomendada para qualquer utilizador.

 

No entanto, como ocorre com qualquer grande atualização do sistema, existem sempre ocasiões onde podem ocorrer erros. Apesar de o processo de upgrade da Microsoft ter vindo a ficar cada vez mais simples, ainda é propício a problemas.

 

Um dos principais erros que os utilizadores têm reportado ocorre no primeiro arranque do sistema depois de a atualização ter sido instalada. Nestes casos, é apresentada uma janela de erro com o código 0xC1900101 - 0x30017 e a mensagem “The installation failed in the FIRST_BOOT phase with an error during BOOT operation”. Com este alerta, a atualização não é instalada e os ficheiros descarregados são automaticamente revertidos para a versão anterior.

 

mensagem de erro

 

Pela mensagem, o problema encontra-se relacionado com o processo de arranque do sistema operativo, no qual ocorre uma falha que impede a correta concretização da atualização.

Caso tenha encontrado esta mensagem de erro durante o seu processo de upgrade, deixamos em seguida algumas dicas que poderão ajudar a resolver a situação.

 

  1. Caso utilize um sistema de encriptação no disco, desative-o antes de proceder com a atualização. A encriptação é conhecida por causar erros no processo, impedindo que certos ficheiros sejam modificados.
  2. Certifique-se que todas as drivers estão nas suas versões mais recentes. Este ponto será especialmente importante para as drivers gráficas e de som.
  3. Desinstale qualquer antivírus ou sistema de proteção. Certos softwares de proteção podem aplicar módulos de auto-proteção ou, mais recentemente, anti-ransomware, os quais podem causar conflitos com o processo. Somente não se esqueça de os voltar a instalar depois de a atualização ser concluída com sucesso.
  4. Verifique software de terceiros instalado. Este ponto será especialmente importante para software que modifique o processo de arranque do sistema, mas inclui também qualquer outro que seja executado de forma constante (na barra de notificações, via serviços, etc). Um dos casos conhecidos de problemas encontra-se no Defraggler e o sistema de desfragmentação do arranque, o qual leva ao erro 0xC1900101.
  5. Desligue qualquer equipamento desnecessário do sistema. Isto inclui webcams, impressoras, placas de rede wifi, etc…

 

Verificou o erro durante o seu processo de upgrade? E algum dos pontos ajudou ou possui outras dicas?

Deixe nos comentários para ajudar outros utilizadores.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech