1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

google web

 

Recentemente a Google informou os utilizadores que iria começar a descontinuar a sua rede social – o Google Plus – depois de ter sido descoberta uma falha de segurança na mesma. Esta falha estaria a permitir o acesso a diversa informação dos utilizadores, aproveitando as APIs da plataforma para tal.

 

Em seguimento desta revelação, a empresa anuncia agora algumas mudanças na forma como são fornecidas permissões de acesso aos dados dos utilizadores, feitas a partir de aplicações externas à empresa.

Ao longo das próximas semanas, os utilizadores irão começar a ter um maior controlo sobre o que pretendem ou não fornecer a uma determinada aplicação, garantindo assim um controlo mais alargado sobre a utilização dos seus dados pessoais.

 

Atualmente, quando uma aplicação necessita de aceder a informações das contas Google, é apresentada uma janela a requerer as mesmas, informando o utilizador sobre o que será fornecido acesso e com as opções de permitir ou não. Com esta alteração, passa agora a ser possível controlar individualmente o que se pretende garantir acesso – invés de se basear numa permissão geral.

 

novas permissões google

 

Ou seja, para uma determinada aplicação, os utilizadores poderão controlar individualmente cada uma das permissões requeridas, aceitando ou não o acesso das mesmas.

Novas contas dentro da Google devem começar a ver este novo formato dentro das próximas horas, sendo que para os restantes utilizadores ainda poderão demorar alguns dias a ser implementadas. A empresa espera que todas as contas estejam dentro deste novo sistema até ao início de 2019.

 

De relembrar que estas noticias não surgem numa altura favorável no que respeita aos casos de privacidade online. Plataformas como o Facebook foram bastante fustigadas nos últimos meses devido às falhas no controlo das permissões e de acesos aos dados dos utilizadores, levando a algumas situações onde os mesmos terão sido acedidos e utilizados por terceiros – como é o caso da Cambridge Analytica no Facebook.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech