1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

play store google

 

Inicia-se hoje o evento anual da Google direcionado para programadores: o PlayTime. Durante este evento a empresa costuma deixar algumas notas interessantes, não apenas para programadores, mas para toda a comunidade.

 

Algumas dessas notas podem passar por novas funcionalidades a chegarem à plataforma da empresa, e este ano o destaque aparenta ser o tamanho das aplicações na Play Store.

De acordo com a empresa, por cada 6MB que uma aplicação possua de tamanho total, a taxa de adoção por parte dos utilizadores cai cerca de 1%. Ou seja, os utilizadores do Android parecem ter interesse por aplicações com tamanhos mais reduzidos.

 

Porém, nos últimos anos, a tendência parece ser para um aumento considerável de tamanho na grande maioria das aplicações – e não estamos a falar apenas de jogos, que sempre tiveram um tamanho consideravelmente mais elevado que as restantes apps.

Este aumento é bem visível no gráfico divulgado pela Google, onde é possível verificar a evolução do tamanho médio das apps na Play Store ao longo dos anos.

 

evolução google tamanho apps

 

A empresa pretende reverter esta tendência, e para tal irá agora fornecer um conjunto de novas funcionalidades para os programadores, as quais irão permitir criar apps mais pequenas e mantendo as mesmas funcionalidades.

Apelidada de Android App Bundle, esta nova funcionalidade da Play Store irá permitir aos utilizadores descarregarem apenas algumas partes essenciais da app, sendo que outras consideradas “comuns” vão ser mantidas no dispositivo e partilhadas entre todas as apps. Por exemplo, pacotes da própria Google ou da Play Store que estão integrados em apps podem assim ficar disponíveis diretamente do sistema para todas as aplicações que sejam instaladas – num formato partilhado.

 

Esta medida deve reduzir drasticamente aplicações que se baseiem em pacotes externos genéricos. Segundo a empresa, é possível obter uma redução do tamanho final das apps em certa de 35%.

 

Além disso, os programadores terão também novas ferramentas que permitem criar Instant Apps mais facilmente. Relembrando que as Instant Apps são pequenas aplicações que podem ser executadas diretamente da Play Store – normalmente utilizadas em jogos para permitir o teste de algumas funcionalidades, sem que seja necessário instalar os mesmos no dispositivo.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech