1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Malware android aplicações

 

Apesar dos esforços da Google para manter a Play Store longe de malware e outras aplicações maliciosas, a empresa ainda se encontra longe de conseguir ter resultados visíveis. Invés disso, cada vez mais a loja oficial da Google para apps do Android é utilizada como forma de propagação de malware para outros utilizadores.

 

Ao longo do mês de Setembro já foram detetadas várias apps maliciosas dentro da Play Store, que podem acabar por ser instaladas por milhões de utilizadores devido a serem consideradas como “Seguras” pelo sistema de segurança Google Play Protect.

Segundo os investigadores de segurança da empresa Doctor Web, foram recentemente descobertas novas aplicações que se fazem passar por jogos para instalarem malware nos sistemas, todas disponíveis a partir da Play Store da Google.

 

Um dos exemplos será o jogo “Motocycle Road 2D”, que já não se encontra disponível na Play Store depois de ter sido reportado pelos investigadores. Segundo os mesmos, este jogo estaria a instalar malware nos sistemas dos utilizadores, que depois era utilizado para descarregar outras aplicações ou outros conteúdos maliciosos, bem como teria o potencial para roubar informação pessoal dos dispositivos – entre os quais se encontram imagens e vídeos armazenados no mesmo.

 

exemplo app maliciosa play Store google

 

Malware conhecido como “Android.Joker” também foi descoberto em várias outras aplicações na Play Store, a grande maioria associada com editores de fotos, apps de wallpapers, de configuração do sistema ou de segurança. A maioria das aplicações já terá sido removida da Play Store, mas ainda podem encontrar-se em lojas de terceiros.

Este malware tem vindo a propagar-se bastante pelo conjunto de aplicações maliciosas descobertas, realizando a subscrição dos utilizadores a serviços de valor acrescentado, sem que estes tenham conhecimento.

 

apps maliciosas play Store

 

Apesar de a empresa de segurança não ter revelado números concretos relativamente às instalações de cada uma das aplicações descobertas, a grande maioria possuía entre 5 a 150 avaliações dentro da Google Play, o que leva a crer que tenha sido instalada por um pequeno número de utilizadores distribuídos por diferentes apps.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech